Qual é o passo a passo para elaborar um PTS?

PTS

PTS: você sabe o que é e como realizar? Se não sabe, este artigo foi feito para você. Estamos falando do Projeto Técnico Simplificado. Ele é um documento exigido pelo Corpo de Bombeiros para demonstrar que a sua edificação está de acordo com as normas de prevenção e combate a incêndio. 

Mas como desenvolver, quem deve apresentar e quais as consequências de não executar o PTS? Fique sabendo neste conteúdo. 

 

O que é PTS? 

 

Como foi dito, PTS é Projeto Técnico Simplificado. Ele é um documento exigido para a obtenção do CLCB, que é o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros. 

O documento estabelece as condições de segurança para imóveis menores, com baixa circulação de pessoas e com poucos riscos de incêndio. É o caso de escritórios, clínicas ou pequenos comércios. 

 

Quem deve apresentar PTS?

 

Para apresentar o PTS, os critérios são os seguintes: 

 

  • Edificações com até 750 metros quadrados e, no máximo, três pavimentos;
  • Edificações com até 1,5 mil metros quadrados e, no máximo, seis metros de altura; 

 

Além disso, há exceções, ou seja, mesmo que o imóvel se encaixe nessas condições acima, ele não pode:

 

  • Comercializar GLP (Gás Liquefeito de Petróleo); 
  • Possuir gases combustíveis armazenados em recipientes transportáveis ou estacionários; 
  • Armazenar mais de 1 mil litros de combustíveis inflamáveis em recipientes ou tanques aéreos; 
  • Possuir habitação coletiva com 16 leitos, hotéis ou assemelhados com mais de 40 leitos. 

 

Quais os passos para a apresentação do projeto?

 

Embora o próprio nome diga que o PTS é um projeto simples, você dificilmente conseguirá fazê-lo sozinho. Então, veja os passos a seguir: 

 

  1. Procure um profissional habilitado; 
  2. Verifique se o imóvel está regularizado; 
  3. Consulte o Via Fácil do Corpo de Bombeiros; 
  4. Veja se o seu imóvel realmente se encaixa no PTS (leia a IT nº 42/2020);
  5. Se a edificação está fora dos requisitos do PTS, providencie o PT (Projeto Técnico). 

 

Lembre-se que o PTS é obrigatório para a emissão do CLCB. Caso o estabelecimento não apresente o documento, ele estará automaticamente irregular. 

Mas além de ser obrigatório, é importante considerar que o imóvel estará mais protegido. Ter um projeto de prevenção de incêndio em um estabelecimento é de extrema importância para garantir a segurança de todos os ocupantes e proteger o patrimônio. 

Incêndios podem causar danos irreparáveis, colocando vidas em risco e resultando em perdas materiais significativas. 

 

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O que é CLCB e como obter?

 

Um projeto de prevenção de incêndio abrange medidas como a instalação de sistemas de detecção e combate a incêndio, sinalização adequada, rotas de fuga claras, treinamento de funcionários e manutenção regular dos equipamentos. 

Além de cumprir as normas de segurança, um projeto bem elaborado contribui para a tranquilidade dos frequentadores e fortalece a reputação do estabelecimento, demonstrando comprometimento com a segurança e o bem-estar de todos. Investir em prevenção de incêndio é uma medida essencial que ajuda a evitar tragédias e a preservar vidas e propriedades.

 

Como contratar o PTS?

 

Para contratar o serviço de elaboração do Projeto Técnico Simplificado, entre em contato com a i9, uma empresa de consultoria localizada em Sorocaba-SP com ampla experiência no mercado, atendendo a todos os segmentos econômicos. 

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