Prédio seguro: confira as principais características

prédio seguro

 

Ter um prédio seguro é o desejo de todas as pessoas precavidas, que se importam com as medidas de proteção de onde moram ou trabalham. No que se refere às ações de prevenção e combate a incêndio, é muito importante ficar atento a algumas dicas de segurança. Por isso, leia esse conteúdo até o final para saber como evitar incêndios. 

Afinal, como reconhecer um prédio seguro, principalmente se você é leigo no assunto? Para pessoas que já participaram da Brigada de Incêndio ou da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, fica mais fácil identificar. No entanto, para os condôminos e os trabalhadores observar o que deixa uma edificação mais segura é mais complexo. 

 

Equipamentos de incêndio

 

O primeiro passo é identificar se o prédio tem os equipamentos de prevenção e combate a incêndio. No caso dos condomínios, esses itens ficam na área comum, como salão de festa. 

Já nas empresas, eles estão colocados estrategicamente em locais de fácil acesso, como corredores e salas de reunião. Entre os itens de segurança mais comuns estão extintores, mangueiras de incêndio, sinalização e iluminação de emergência. 

Além disso, os equipamentos devem estar em locais visíveis, que possam ser acessados facilmente em casos de incêndio e pânico. 

 

Locais desobstruídos 

 

Além de ter os equipamentos de prevenção e combate a incêndio, é preciso que eles estejam desobstruídos. Isso porque ele precisa ser acessado com rapidez em casos de emergência. 

Além disso, escadas devem estar desobstruídas para facilitar a passagem dos bombeiros em caso de incêndio. A mangueira de incêndio também deve estar livre de objetos que dificultem sua abertura. 

 

Rotas de fuga sinalizadas 

 

Basta que um portão travado ou uma porta estreita estejam no caminho da rota de fuga de uma edificação para proporcionar sérios danos na desocupação do prédio. 

Nesse sentido, é essencial que a rota de fuga permaneça sempre livre, pois não sabemos quando uma emergência pode acontecer. 

A rota de fuga precisa estar sinalizada e iluminada para facilitar a identificação das pessoas, tanto moradores quanto visitantes. Por isso, prédios comerciais que têm Brigada de Incêndio devem fazer, com frequência, simulações para que todos saibam como e por onde sair do local até o ponto de encontro em segurança. 

 

AVCB ou CLCB em vigor 

 

Condomínios, prédios e pontos de reunião pública, como igrejas, devem ter o AVCB ou CLCB. E o que é isso? 

O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Ele é emitido pelo Corpo de Bombeiros para locais acima de 750 metros quadrados (e outras condições) após avaliação de projeto de incêndio que contemple a instalação de equipamentos de prevenção e combate do fogo. O AVCB é válido por 1 a 5 anos e precisa ser renovado. 

Já o CLCB é o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros. Ele é concedido pelos bombeiros após envio de projeto técnico. O CLCB é concedido para empresários com espaços inferiores a 750 metros quadrados, além de outras condições. 

 

Conclusão 

 

Um prédio seguro é essencial para evitar incêndios com prejuízos materiais, ferimentos e até perdas de vidas. Agir preventivamente é a garantia de tranquilidade para todos os moradores e visitantes. 

Por isso, a i9 Consultoria pode ajudar síndicos e empresários a atenderem as normas dos bombeiros de forma rápida e econômica. Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!