Como deixar sua empresa protegida contra incêndio na fiação elétrica?
Não vivemos sem eletricidade. Mas como evitar um incêndio na fiação elétrica da sua empresa? Acompanhe algumas dicas importantes neste conteúdo.
O primeiro passo é atender às normas do Corpo de Bombeiros e manter em dia as instalações elétricas. Dessa maneira, o risco de incêndio reduz drasticamente.
É claro que um incêndio ainda pode acontecer, mas com as medidas preventivas tomadas, você pode ficar mais tranquilo.
Entenda como o incêndio elétrico é classificado
Existem várias classes de incêndio. Portanto, o incêndio na fiação elétrica é representado pelo incêndio da classe C.
Casos desse tipo podem começar em materiais elétricos, como fiação, eletrodomésticos, transformadores, geradores, motores, computadores, quadros de força, cabos, entre outros. Entre os mais comuns estão o fogo iniciado nos aparelhos de ar-condicionado, como já foi abordado aqui no blog.
Para esse tipo de situação, é importante contar com o extintor adequado. Neste caso, é utilizado o extintor da classe C, que é composto por pó químico ou gases. Lembre-se: nunca use água para apagar incêndio na fiação elétrica, pois a água conduz eletricidade e você poderá levar um choque.
Como evitar incêndio elétrico
Casas e empresas correm risco de incêndio elétrico. Para você ter uma ideia, um levantamento da Abracopel (Associação Brasileira da Conscientização dos Perigos da Eletricidade) mostrou que 50% dos incêndios em casas registrados em 2020 foram causados por incêndio na fiação elétrica.
Desses casos, 583 foram incêndio por sobrecarga do sistema. Juntos, eles causaram 26 mortes. Para evitar esse tipo de situação também na sua empresa, fique atento aos cuidados abaixo.
1. Faça a manutenção elétrica
As instalações elétricas devem estar em dia. Evite, portanto, as famosas gambiarras. Chame um profissional especializado para verificar como está a qualidade dos cabos de transmissão e fazer reparos nas distribuições. Lembre-se que a manutenção é um investimento e não um custo.
2. Use as tomadas adequadas
Não sobrecarregue a tomada com diversos fios conectados. Além disso, use as tomadas adequadas ao aparelho elétrico, já que alguns exigem instalações mais potentes.
Tenha cuidado nas substituições. Ao remover o plugue de aterramento de um cabo para usá-lo em uma tomada de duas pontas você estará levando risco de incêndio na fiação elétrica da sua empresa.
3. Faça a manutenção do ar-condicionado
Como o aparelho de ar-condicionado fica muito tempo ligado, como é o caso de equipamentos instalados em ilhas de computadores, é importante mantê-los sempre em dia, com a revisão técnica adequada.
4. Oriente seus funcionários
Além de tomar todos os cuidados acima, oriente seus funcionários a ter uma atitude preventiva. Peça-os que desliguem os equipamentos quando forem embora. Deixar a cafeteira da sala de café ligada durante a noite, por exemplo, pode sobrecarregar o aparelho e ser a causa de um princípio de incêndio.
Além dessas medidas, tenha o seu AVCB em dia. Como você já deve saber, pois abordamos aqui no nosso blog, o AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Ele é um documento obrigatório. Empreendimentos que não possuem o auto são passíveis de multas que podem chegar a R$ 310 mil conforme o caso.
Conclusão
Como você viu neste conteúdo, é muito importante evitar incêndios na fiação elétrica, pois os casos são muito comuns, infelizmente, e podem destruir em segundos um patrimônio formado durante décadas. Além disso, causar ferimentos e óbitos.
Para saber mais sobre prevenção de incêndio, fale com a i9. Entre na página inicial do nosso site e peça o seu orçamento.