Como oferecer um treinamento contra incêndio na minha empresa?
Independentemente da empresa, o risco de incêndio está presente, seja nas instalações elétricas, no depósito, no refeitório ou em qualquer outro setor. Por isso, muitos empresários preocupados com a integridade física dos seus colaboradores e com o seu patrimônio, investem em treinamento contra incêndio.
Afinal de contas, o que fazer diante da primeira fagulha? Para quem não entende nada de prevenção e combate a incêndio, a situação pode se agravar. Isso porque essas pessoas não sabem como agir, ficando nervosas e aumentando o risco de uma tragédia em vez de controlar a situação.
Quem deve ter uma Brigada de Incêndio e Emergência?
Todas as empresas com mais de 20 trabalhadores em formato de trabalho presencial já podem contar com uma Brigada de Incêndio e Emergência. A NBR 14276:2020 detalha todos os procedimentos referentes à instalação e funcionamento da Brigada.
Os brigadistas devem ter treinamento contra incêndio e assumem uma série de responsabilidades, como checar a manutenção de equipamentos como extintores e hidrantes.
Além disso, a Brigada confere mais segurança e bem-estar aos colaboradores, visto que eles são treinados para aplicar as técnicas de primeiros-socorros caso alguém tenha uma queimadura, uma queda ou algum outro acidente.
Posso treinar os demais funcionários?
Mas se a sua preocupação como empresário vai além do cumprimento da norma da Brigada de Incêndio e Emergência, saiba que o treinamento contra incêndio pode se estender aos demais funcionários.
Afinal de contas, nunca se sabe quando precisaremos aplicar as técnicas de evacuação do prédio, de primeiros-socorros e de combate a incêndio. Isso porque por mais que existam os serviços especializados, como o Samu e o Corpo de Bombeiros, até que as viaturas cheguem ao local é possível evitar maiores danos com a capacitação dos colaboradores.
É neste sentido que existe a NR-23 (Norma Regulamentadora-23) que determina as diretrizes de proteção de ambientes de trabalho contra o fogo.
Como manter uma cultura preventiva na empresa?
Então, arregace as mangas e comece desde já a colocar em prática a prevenção na cultura organizacional. Para isso, acompanhe as dicas a seguir:
- Mantenha a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
- Realize a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho);
- Faça e distribua panfletos educativos;
- Faça simulações de evacuação do prédio e de atendimento a feridos;
- Recrute e seleciona profissionais alinhados com a cultura preventiva;
- Desenvolva PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) com foco na prevenção.
Portanto, deixe claro aos seus colaboradores que a cultura preventiva é um diferencial na sua empresa, em respeito à vida e pela preservação dos bens materiais.
Conclusão
Lembre-se, acima de tudo, de estar com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em dia para ficar em conformidade com o Decreto Estadual 63.911/2018 (em São Paulo).
Além disso, invista em treinamento contra incêndio com uma empresa especializada. A i9 Consultoria pode lhe ajudar! Fale com nossa equipe por meio do nosso site.