Descubra maneiras de prevenir incêndio em ar-condicionado

ar-condicionado

 

Incêndio em ar-condicionado: você já se preocupou com isso? Seja em casa ou no trabalho, o ar-condicionado é o aliado dos dias quentes. Com o equipamento, é possível manter o ambiente climatizado, agradando funcionários e clientes. Mas como evitar incêndio nesses aparelhos?

Você já deve ter visto muitos casos noticiados demonstrando que o fogo que atingiu um imóvel teve início no aparelho de ar-condicionado. Segundo os bombeiros, uma das causas mais comuns é a incompatibilidade da rede.

Isso porque o ar-condicionado requer a instalação de um profissional, pois ele não é um simples equipamento elétrico, como um computador ou uma impressora. Por essa razão, ele precisa ser instalado por uma empresa ou alguém com conhecimento mínimo em eletricidade. 

Entretanto, no desejo de economizar, as pessoas acabam comprando o ar-condicionado e fazendo a instalação sozinhas. Porém, é preciso se certificar que a fiação elétrica é compatível com a potência do aparelho. Nem sempre existe essa compatibilidade. Assim, casos de incêndio em ar-condicionado tornam-se algo corriqueiro. 

Além disso, como o equipamento está muito próximo ao forro, o fogo acaba se alastrando rapidamente. Isso ocasiona incêndios de grandes proporções, o que é o temor de muitos empresários. Portanto, para não ter prejuízos e ferir pessoas, preste atenção às dicas de prevenção de incêndio em ar-condicionado neste conteúdo. 

 

Dica 01 – Faça a manutenção adequada 

 

A manutenção do ar-condicionado é ideal para evitar problemas. Portanto, é recomendado seguir as instruções da empresa instaladora e realizar a limpeza do filtro de ar, bem como verificar se há algum funcionamento anormal no aparelho. 

 

Dica 02 – Evite sobrecarregar o equipamento

 

Não sobrecarregue o aparelho de ar-condicionado. Confira se ele está dimensionado corretamente para o tamanho do ambiente. Além disso, evite colocar barreiras na saída de ar, prevenindo assim o superaquecimento. 

Lembre-se de não colocar nada sobre o aparelho em funcionamento, como tecidos e papéis. 

 

Dica 03 – Desligue o ar-condicionado quando ele não estiver em uso

 

Para evitar sobrecarga, evite deixar o ar-condicionado ligado 24 horas. Se o espaço não estiver em uso, desligue o equipamento e volte a acioná-lo quando houver uma reunião no local. Além de evitar risco de incêndio em ar-condicionado, esse hábito reduz despesas com energia elétrica. Mas se a sala possui equipamentos sensíveis, converse com o técnico responsável pela instalação para saber se é seguro deixar o equipamento ligado. 

 

Dica 04 – Use peças e acessórios recomendados 

 

Não improvise na hora de instalar ou consertar o aparelho de ar-condicionado. Use apenas peças e acessórios recomendados pelo fabricante. Dessa forma, você saberá que estará usando o equipamento de forma correta, alinhada às recomendações do fabricante e da assistência técnica. 

 

Qual tipo de extintor utilizar em incêndio de ar-condicionado?

 

O incêndio em ar-condicionado deve ser combatido de forma correta. Portanto, se as medidas de prevenção descritas acima não funcionarem, e o equipamento sofrer um princípio de incêndio, use o mais rapidamente possível um extintor adequado. 

O mais recomendado pelo Corpo de Bombeiros é o extintor da classe C, que é ideal para combater o fogo em aparelhos que são ligados à tomada.

 

Conclusão

 

Como você viu, há riscos no uso incorreto do aparelho de ar-condicionado. Muitos incêndios têm início neste equipamento, seja em casas ou escritórios. Só para acrescentar, o incêndio desastroso que atingiu o Edifício Joelma, em São Paulo, em 1974, deixando 179 mortos e 300 feridos, foi iniciado em um aparelho de ar-condicionado que estava numa sala do 12º andar. 

E, então, quer saber mais dicas de prevenção de incêndio? Siga a i9 Consultoria no Instagram e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!