Entenda o conceito de segurança contra incêndio
Tão importante quanto controlar um incêndio é preveni-lo. Assim, salvam-se vidas e protege-se o patrimônio das empresas. Portanto, saiba neste post o que é segurança contra incêndio e como aplicá-la.
Antes de tudo, devemos lembrar que o Corpo de Bombeiros é o órgão responsável pela extinção do incêndio. No entanto, qualquer pessoa exerce um importante papel na prevenção. Nesse sentido, a educação contra incêndio é de suma importância em todos os ambientes. Assim, a sociedade estará consciente do seu papel e responsabilidades.
Portanto, use treinamentos e conteúdos informativos na sua empresa para conscientizar seus colaboradores.
Medidas envolvidas
O termo prevenção de incêndio envolve as medidas de segurança contra incêndio em uma edificação e as ações de educação pública em torno deste tema.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a implantação da prevenção de incêndio se faz por meio das atividades que visam evitar o surgimento do sinistro, possibilitar sua extinção e reduzir seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Entre as medidas de segurança estão a instalação de equipamentos obrigatórios, como extintores, sinalização, iluminação e outros itens necessários conforme o edifício.
Além disso, temos a cultura preventiva que é representada pelas ações de educação. Afinal, a população em geral precisa estar bem informada sobre como agir diante de um incêndio.
Conjunto de ações
As atividades que visam a proteção contra incêndio dos edifícios podem ser agrupadas com base nas seguintes esferas:
- Atividades relacionadas com as exigências de medidas de proteção contra incêndio nas diversas ocupações;
- Atividades relacionadas com a extinção, perícia e coleta de dados dos incêndios pelos órgãos públicos, que visam aprimorar técnicas de combate e melhorar a proteção contra incêndio por meio da investigação, estudo dos casos reais e estudo quantitativo dos incêndios.
Regras básicas de segurança contra incêndio
No que diz respeito à cultura preventiva, é sempre importante lembrarmos o que a população pode fazer diante de uma situação de emergência causada por um incêndio. Confira as regras básicas de segurança:
- Mantenha o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros (193) em evidência na sua empresa;
- Conserve as caixas de incêndios em perfeitas condições de uso;
- Os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados periodicamente;
- A instalação elétrica do prédio deve estar sempre revisada;
- Evite o vazamento de líquidos inflamáveis;
- Evite a falta de ventilação;
- Não tranque as portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres.
- Não obstrua esses acessos citados anteriormente com materiais ou equipamentos;
- Não deixar panos embebidos em óleos ou graxas em locais inadequados;
- Nunca fume em local proibido;
- Cuidado com fósforos e bitucas de cigarro descartados em qualquer lugar;
- Nunca utilize elevadores para evacuar o prédio durante o incêndio;
- Evite aglomerações para não dificultar o socorro;
- Mantenha a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas.
Mas uma dica fundamental é obter ou renovar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), pois este documento emitido pelos bombeiros do seu estado é de suma importância para certificar-se de que o prédio está atendendo às normas de segurança.
Conclusão
Em síntese, para manter a segurança contra incêndio conforme as normas do seu estado, converse com representantes de uma empresa especializada.
A i9 Consultoria em AVCB realiza o projeto técnico e orienta sobre as adequações a serem tomadas para evitar riscos de incêndio. Fale conosco.