Qual é o papel do extintor e como usá-lo?
Você sabe qual é o papel do extintor? A resposta pode parecer óbvia, pois o extintor tem a missão de apagar o fogo. Mas isso não dispensa a presença do Corpo de Bombeiros, que é o serviço especializado no combate às chamas. Além disso, é importante identificar qual usar e como usar. Confira as dicas deste conteúdo.
Todo grande incêndio começa com uma pequena faísca e um princípio de incêndio. Portanto, o extintor deve ser utilizado para combater o princípio de incêndio enquanto o Corpo de Bombeiros será acionado e estará a caminho.
Muitas vezes, os bombeiros chegam apenas para fazer o rescaldo, que é o resfriamento da área para evitar a formação de novos focos de incêndio. Essa situação é comum apenas quando alguém do estabelecimento já utilizou o extintor de incêndio de forma correta.
O que é extintor segundo a NBR 12693/93?
Quando falamos em extintor, logo vem à cabeça o objeto em formato de cilindro e na cor vermelha com uma pequena mangueira que é direcionada ao fogo. Mas existe uma definição legal de extintor conforme a NBR 12693/93. Veja:
Extintor de incêndio: é um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios.
Essa definição já deixa claro que o papel do extintor é combater princípios de incêndio e que ele contém substâncias capazes de combater o fogo conforme as suas características próprias.
Portanto, se o fogo iniciou em papel ele precisará de um determinado tipo de extintor, ou se iniciou no óleo de cozinha, exigirá outro tipo de substância de extinção. Confira o resumo dos tipos de extintores a seguir:
- Água (H2O): indicado para combate de fogo classe A (tecido, papel, borracha, madeira etc);
- Espuma: indicado para combate a fogo classe B (gasolina, querosene, tinta etc);
- Gases carbônico (CO2): recomendado para combate de fogo classes B e C (o C é o tipo de incêndio em equipamentos elétricos);
- Pó químico: possui vários tipos de composição em grupos BC, ABC e D (o D é o tipo de incêndio em metais com urânio e magnésio, entre outros);
- Compostos halogenados: são aplicáveis em classes A, B e C.
Como usar o extintor?
Normalmente, as empresas realizam treinamentos com uso de extintores. Mas veja um pequeno resumo aqui:
- Pegue o extintor e retire o pino de segurança segurando o anel na lateral da alavanca e puxando o pino para fora;
- Fique a uma distância segura de 2 a 2,5 metros das chamas;
- Segure a alavanca inferior com uma mão e a mangueira com a outra;
- Aponte a mangueira para a base da chama;
- Se for um extintor de pó químico, não toque no difusor de descarga de plástico, pois ele ficará extremamente frio;
- Com o extintor pronto para descarregar, seguro o equipamento de modo que o bico fique apontado para a direção do fogo;
- Para descarregar a carga e conter as chamas, pressione as duas alavancas com uma das mãos e aponte a mangueira para a base do fogo;
- Aponte a mangueira de um lado para outro para extinguir todo o fogo;
- Solte devagar as alavancas para parar de descarregar o extintor.
Conclusão
Você viu neste conteúdo informações sobre o papel do extintor, mas é importante saber que ele deve ser usado após treinamento, de preferência pela Brigada de Incêndio e Emergência. Além disso, o primeiro passo deve ser sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Ao ligar, passe o endereço da ocorrência de forma pausada e clara.
Você sabia que o extintor faz parte do Plano de Prevenção da sua empresa? Ele é uma condição para obter ou renovar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Precisando de consultoria nesta área?