Descomplicando o AVCB: como obter o laudo no seu empreendimento

Já imaginou se todos os prédios com circulação de pessoas, como lojas, shoppings, igrejas e escolas não apresentassem itens de segurança contra incêndios, como extintores e sinalização de emergência? Certamente, os danos diante de um incêndio seriam muito maiores. Por isso, acompanhe esse conteúdo de descomplicando o AVCB para saber, de uma vez por todas, o que é o documento e porque ele é tão importante.

Em primeiro lugar, é bom lembrar que o AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Não tem segredos. Como o próprio nome diz, ele é a confirmação de que os bombeiros foram até o seu estabelecimento e atestaram que está tudo dentro da lei e que a prevenção de incêndios está garantida.

No entanto, até chegar neste estágio, é preciso cumprir uma série de requisitos. Você sabe quais são eles?

Projeto técnico deve contemplar a legislação

 

O primeiro passo é produzir o PPCI, que nada mais é do que o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios. Em suma, ele sistematiza todos os itens que são obrigatórios para que o seu imóvel esteja apto a receber o AVCB.

Sobretudo, é bom ressaltar que para cada tipo de edificação, uma análise é necessária para verificar os equipamentos obrigatórios a fim de que o projeto seja aprovado pelos bombeiros.

Sendo assim, nem todos os prédios precisam de porta corta-fogo ou sprinklers, por exemplo. Dessa forma, apenas um especialista poderá assegurar os itens necessários após a visita ao local.

Por certo, os elementos variam conforme algumas condições, como tamanho do imóvel. Mas, na maioria das vezes, ele exige que você instale em seu empreendimento itens como:

  • Extintores;
  • Hidrantes;
  • Luzes de emergência;
  • Mangueiras contra incêndio;
  • Portas corta-fogo;
  • Sinalizações de saídas de emergência.

Além, é claro, de outros itens que devem ser observados. Mas você deve estar se perguntando: por que tudo isso? A resposta é simples: para garantir a segurança das pessoas que frequentam o local diante de um sinistro.

 

LEIA TAMBÉM: Quais os riscos de não ter AVCB

 

Portanto, além de instalar esses itens, é necessário treinar funcionários que saibam manusear os equipamentos até a chegada do Corpo de Bombeiros. Tudo isso representa, no final, vidas salvas e patrimônio preservado. Afinal de contas, ninguém quer correr o risco de sofrer as consequências de um fogo não controlado.

Descomplicando o AVCB: como fazer o projeto

 

Justamente por isso, devido às exigências legais (previstas principalmente na Lei Complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015), é preciso tomar todo cuidado na hora de realizar o projeto técnico.

Afinal de contas, nem sempre temos todo o conhecimento e tempo para montar um projeto adequado que seja aprovado de primeira pelo Corpo de Bombeiros.

E, durante a vistoria, caso haja alguma desobediência à legislação, é preciso refazer o projeto e aguardar pela nova vistoria, o que demanda mais tempo do empresário enquanto espera pelo tão desejado documento.

Aliás, só para acrescentar, o AVCB é o ponto de partida para a obtenção de outros documentos essenciais para qualquer atividade, como o Alvará de Funcionamento e a contratação de um seguro contra incêndio.

Outro detalhe (não menos sério) é que a ausência do AVCB coloca o seu imóvel sob o risco de multas pesadas.

Conclusão

 

Em suma, para ficar tranquilo, descomplicando o AVCB, você precisa contar com uma empresa séria. Por essa razão, a i9 Consultoria é tão procurada por empresas de São Paulo e fora do estado para a confecção do projeto técnico.

Você também pode contar com esse benefício no seu estabelecimento. Conte com a gente.

Acesse o site e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!