AVCB para clínicas: o que é preciso fazer para obter o laudo dos bombeiros?
Está buscando AVCB para clínicas? O documento é o aval dos bombeiros para o funcionamento da sua clínica, seja ela médica, odontológica, veterinária, de estética ou outra natureza. O AVCB indica que o espaço fez todos os ajustes e instalou equipamentos para prevenir e controlar incêndios.
Infelizmente, não são todos os empresários do ramo que se atentam a essa exigência. Para funcionar e obter o alvará municipal, a clínica já deve atender outros requisitos, como os da Vigilância Sanitária. Por isso, muitos empreendedores acabam negligenciando a proteção contra incêndios.
Porém, o AVCB para clínicas é fundamental para garantir que o negócio atenda às normas de segurança. Não foi o que aconteceu, por exemplo, com uma clínica de São Paulo, que pegou fogo em fevereiro de 2021. Uma pessoa morreu, e os responsáveis pela clínica não tinham AVCB.
Como a clínica é classificada pelo decreto estadual?
O decreto estadual do Corpo de Bombeiros de São Paulo, de número 63.911, classifica as clínicas como pertencentes ao grupo H, de serviço de saúde e institucional. Confira as subdivisões:
- H-1: hospital veterinário e assemelhados;
- H-2: local onde pessoas requerem cuidados especiais por limitações físicas ou mentais, como abrigo geriátrico ou centro de tratamento de dependentes químicos;
- H-3: hospital e assemelhados: como pronto-socorro e clínica com internação;
- H-4: repartição pública e edificações das forças armadas e policiais: como tribunais, delegacias e até postos dos bombeiros;
- H-5: local com restrição de liberdade, como cadeias e reformatórios;
- H-6: clínica e consultório médico e odontológico.
Sendo assim, para obter o AVCB para clínicas é necessário seguir as normas do decreto, conforme as exigências da tipificação da clínica.
Projeto de prevenção deve seguir os parâmetros
Ao iniciar a regularização perante os bombeiros, é importante identificar detalhes, como a área, a concentração de pessoas, o número de pavimentos etc.
Nesse sentido, para edificações com até 750 m2, faz-se o PTS (Projeto Técnico Simplificado), já para medidas superiores, faz-se o PT (Projeto Técnico). Ambos exigem a adequação do espaço às normas dos bombeiros.
Entre elas estão o atendimento ao número e disposição de extintores de incêndio, sinalização, iluminação de emergência, hidrantes, entre outros itens.
Lembrando que uma clínica é passível de riscos de princípios de incêndios em equipamentos ligados à rede elétrica, produtos químicos, produtos combustíveis no refeitório e na lavanderia, entre outros aspectos.
Conclusão
Para garantir o AVCB para clínicas, é preciso apresentar um projeto de adequação e aguardar a vistoria dos bombeiros.
Por isso, quando se faz todas as etapas de maneira compatível às exigências dos bombeiros, os riscos de retrabalho são menores, bem como se conquista o documento mais rápido.
Por isso, é preciso contar com uma empresa especializada no desenvolvimento do projeto, como é a i9 Consultoria. Você pode ter acesso aos principais serviços oferecidos pela empresa clicando aqui no link do site.