AVCB para academias: como ficar em dia com os bombeiros?

O AVCB para academias é uma busca constante de empresários do ramo fitness que estão preocupados com o bem-estar dos seus funcionários e alunos. Além disso, estão atentos às normas vigentes. Por isso, se este é o seu caso, acompanhe as dicas deste artigo de como regularizar a sua academia com um projeto de prevenção e combate a incêndio.

Primeiramente, é bom lembrar que a academia concentra muitas pessoas ao longo do dia. Há equipamentos ligados à tomada e ainda chuveiros no vestiário, televisores e computadores.

Portanto, é inegável que existem riscos que devem ser combatidos com planos de prevenção. Afinal, um incêndio pode trazer danos materiais e, principalmente, à vida.

 

Como as academias são classificadas pelos bombeiros?

 

Como você viu, os riscos de uma fagulha, um curto-circuito ou um descuido tornarem-se um incêndio, existem de fato. Assim, o Corpo de Bombeiros de São Paulo incluiu as academias e centros esportivos (sem arquibancada) no Decreto Estadual 63.911/18.

Elas são classificadas no subgrupo E-3. Neste grupo também estão espaços físicos ligados à prática de exercícios físicos, como escolas de artes marciais, natação, ginástica (artística, dança, musculação etc), esportes coletivos (como futebol e tênis), sauna, clínicas de fisioterapia, entre outros espaços esportivos.

 

O que é preciso fazer para obter o AVCB para academias? 

 

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é obrigatório para várias atividades econômicas, inclusive academias.

Para emitir um novo AVCB ou renová-lo, é necessário montar um projeto e encaminhá-lo ao Corpo de Bombeiros. Ele irá averiguar toda a documentação e vistoriar o local.

Portanto, a academia deve conter extintores, sinalização, iluminação de emergência, entre outros itens. Por falar em extintores, entre os recomendados para academia está o extintor com gás carbônico (CO2), que extingue chamas causadas por equipamentos ligados à rede elétrica. Todos esses detalhes serão incluídos no projeto técnico.

Assim, após pagar as devidas taxas e passar pela vistoria, a academia estará apta a receber o AVCB.

A validade do documento e o custo do projeto variam conforme a academia, em critérios de tamanho do imóvel e complexidade da ocupação. Em São Paulo, o AVCB varia de 1 a 5 anos. Após o período, o documento deve ser renovado. Afinal, somente ele garante que a sua academia possui todos os equipamentos e condições necessários à prevenção e combate de um incêndio.

 

AVCB para academias: prevenção é o melhor caminho 

 

O AVCB para academias mostra uma atitude responsável do proprietário. Isso porque os casos de incêndio, infelizmente, não avisam quando vão acontecer.

Em 2017, por exemplo, uma academia em Mogi das Cruzes, em São Paulo, pegou fogo durante a noite. Não havia mais pessoas no local. Mas os danos materiais foram totais, porque a academia ficou totalmente destruída.

Um caso mais grave ocorreu em 2019, mas desta vez no centro esportivo do Flamengo, no Rio de Janeiro. Um incêndio no alojamento do Centro de Treinamento matou 10 pessoas, incluindo adolescentes, e deixou 3 feridas.

 

Conclusão 

 

O AVCB para academias, portanto, pode reduzir esses riscos e garantir mais tranquilidade aos frequentadores desses espaços.

Mas para ter um projeto adequado e que atenda às normas dos bombeiros, é importante contar com uma empresa de consultoria especializada.

Por isso, fale com a equipe da i9 Consultoria e aprove seu AVCB para academias. Visite o nosso site e peça o seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!