Entenda como obter o laudo de estanqueidade na sua empresa
O laudo de estanqueidade é uma exigência do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de tubulações com gases inflamáveis. Por isso, fique atento às normas e entenda por que o teste é tão importante.
Não custa nada lembrar que o gás é um material altamente combustível. Diante de qualquer vazamento, pode haver um grande risco ao patrimônio e à vida. Assim, é necessário cercar-se de todos os cuidados.
Como o teste de estanqueidade funciona?
Embora muitas pessoas não sejam familiarizadas com o termo “laudo de estanqueidade”, ele vem da palavra “estanque”, que é imune à passagem de fluidos.
No processo, é colocada pressão dentro de tubulações de gás. A partir de um manômetro, é possível verificar se a parte interna do canal sofreu alterações. Se houve alguma ruptura, é possível realizar o conserto ou ainda refazer todo o projeto antes que um incidente ocorra.
A partir das constatações do teste, faz-se o laudo de estanqueidade que é apresentado ao Corpo de Bombeiros para a aprovação final. O laudo de estanqueidade, por sua vez, atesta o funcionamento com qualidade do equipamento.
Em grande parte dos casos, os testes são realizados em postos e tubulações de gás inflamável. Portanto, se houver qualquer vazamento, por menor que seja, ele aparecerá.
Qual é a periodicidade do teste para obter o laudo de estanqueidade?
Devido ao desgaste natural, é recomendado fazer o teste de estanqueidade com um intervalo de 12 meses nas empresas que se encaixam nas condições dos bombeiros.
De maneira geral, os testes precisam ser realizados com muita segurança, bem como o acompanhamento, a fim de verificar se manutenção está em dia e não há com o que se preocupar.
Quais as vantagens desse procedimento?
Os ensaios precisam ser realizados por equipes capacitadas, com a devida sinalização e obediência a todas as normas de segurança.
Isso porque o gás é inflamável, e o seu manuseio deve ser feito com total segurança. Assim, mantendo o teste em dia evitam-se rompimentos da tubulação e as temidas explosões.
Saiba mais algumas vantagens da sua empresa contar com o laudo de estanqueidade:
- Adquirir licenças e alvarás de funcionamento;
- Atender aos requisitos legais e normas de segurança;
- Diminuir os riscos de vazamentos, incêndios e explosões;
- Prevenir acidentes.
Nesse sentido, é imprescindível que a sua empresa tenha o laudo de estanqueidade para garantir a segurança de todos: proprietários, clientes, trabalhadores e visitantes.
Conclusão
Mas, além do laudo de estanqueidade, as empresas que trabalham com líquidos inflamáveis precisam cumprir muitas outras exigências legais. Afinal, elas são consideradas de alto risco. Entre as normas estão a NR-25 (segurança contra incêndio com líquidos inflamáveis) e NR-40 (proteção contra descargas elétricas).
Nesse sentido, uma das principais obrigações diz respeito ao AVCB, que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Com a i9 Consultoria, você tem acesso a serviços como o projeto de obtenção/renovação do AVCB e o laudo de estanqueidade. Por isso, converse com a nossa equipe e saiba como fazer, passo a passo, todas as etapas para ficar em dia com as legislações do setor de segurança de gases inflamáveis.