Qual é a importância do AVCB em lanchonetes?
Lanchonetes e restaurantes têm regras específicas para prevenir e combater incêndios, como o uso do botijão P45
O AVCB em lanchonetes é um tema muito importante, pois infelizmente ainda vemos casos de incêndio e explosões em locais de reunião de público para os serviços de alimentação. E como o incêndio acontece quando a prevenção falha, é melhor conhecer todos os caminhos para eliminar o risco de sinistros no seu estabelecimento.
Isso porque o fogo causa danos materiais e à vida, principalmente quando falamos em lanchonetes, que geralmente é um local com alta concentração de pessoas. Isso sem citar os funcionários, que estão diretamente envolvidos com materiais combustíveis, como gás liquefeito de petróleo, o conhecido GLP.
Como tirar o AVCB em lanchonetes?
Antes de tudo é importante lembrar o que é AVCB. Trata-se do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O documento é obrigatório em empresas de todos os portes e segmentos. Ele é emitido pelo Corpo de Bombeiros do seu estado.
Para obtê-lo em São Paulo, é possível encaminhar o processo pelo canal Via Fácil. Assim, a lanchonete ou restaurante providencia o Projeto Técnico e realiza a solicitação do alvará. O Corpo de Bombeiros então realiza a vistoria e verifica se a edificação está de acordo com as prerrogativas do projeto. Se tudo estiver alinhado com as exigências, o AVCB é emitido.
Mas lembre-se de um detalhe importante: o AVCB precisa ser renovado, com intervalos de 1 a 5 anos dependendo das características da edificação.
Quais as exigências para lanchonetes e restaurantes?
Lanchonetes e restaurantes precisam atender às normas de segurança, que podem variar de acordo com o tamanho da edificação.
Entre os equipamentos solicitados no projeto técnico de prevenção e combate a incêndio estão extintores, sinalização de emergência, além de sistemas de hidrantes, iluminação de emergência, sprinklers, entre outros. Reforçando que os equipamentos mais adequados vão depender do tipo de edificação e projeto.
Qual é o tipo de botijão de gás recomendado para lanchonetes?
Uma das condições para emitir o AVCB é a utilização de botijão de gás do tipo P45 kg, ou seja, de cilindros. Isso porque o gás de cozinha, como é chamado o P13 kg, não pode ser usado em cozinhas profissionais.
Infelizmente, ainda há muitas lanchonetes clandestinas, em garagens de casas, que utilizam o gás de cozinha. Ele, no entanto, não é permitido pelos bombeiros. Aliás, em Itapetininga-SP, recentemente, uma lanchonete pegou fogo após um vazamento de gás no botijão P13 kg. Reveja a notícia aqui.
Quais os cuidados além de obter AVCB em lanchonetes?
Mas supondo que você já está com o AVCB em lanchonete em dia, é preciso continuar mantendo uma cultura preventiva para evitar situações mais graves, como incêndios e explosões.
Lembrando que lanchonetes e restaurantes são classificadas nas categorias F-6 e F-8 do Corpo de Bombeiros, ou seja, são locais para refeição que reúnem público. Portanto, saiba mais algumas dicas de cuidados:
- Evitar vazamentos de gás;
- Não esquecer as bocas do fogão acesas;
- Evitar o manuseio de óleos quentes;
- Fazer a manutenção da instalação elétrica;
- Checar o período de renovação da carga dos extintores.
E, para finalizar, é importante manter a equipe treinada para lidar com uma eventual situação de princípio de incêndio.
Conclusão
Como você viu, o AVCB em lanchonetes é um documento atrelado aos procedimentos de segurança que atestam que o local está de acordo com as normas de prevenção de incêndio.
Se a sua lanchonete ou restaurante ainda não tem AVCB, fale com a i9 Consultoria e agilize a sua regularização.