Renovação do AVCB: como providenciar?

renovação do avcb

Sua empresa, igreja, salão ou condomínio precisa fazer a renovação do AVCB? Calma, porque esse não é um processo complicado. No entanto, exige atenção. Afinal, deixar de renovar o documento pode trazer várias implicações. Saiba mais detalhes neste post. 

O decreto nº 63.911, de 10 de dezembro de 2018, válido no estado de São Paulo, por exemplo, é claro ao dizer que o AVCB deve ser renovado no período de 1 a 5 anos, conforme a utilização da edificação. 

Portanto, a maioria dos empreendimentos pode ficar com o mesmo documento em cinco anos. Mas precisa providenciar a documentação antes deste período se for uma revenda de gás, cujo prazo de renovação do auto de vistoria é de 1 ano. 

Porém, se sua dúvida é como fazer a renovação do AVCB fique atento ao restante deste texto. 

 

Qual é o passo a passo para a renovação do AVCB? 

 

Primeiramente, lembre-se que a renovação do AVCB não é um gasto, mas sim um investimento em sua segurança. 

Afinal de contas, o prédio pode ter sofrido alterações. Assim, o mesmo projeto de prevenção e combate a incêndio montado há cinco anos atrás pode não atender às suas necessidades hoje em dia. 

E, infelizmente, todos nós sabemos as angústias que acompanham um incêndio. São vidas perdidas e prejuízo financeiro, na certa! 

Portanto, para fazer a renovação do AVCB, siga o passo a passo: 

  • Verificar a data de vencimento do AVCB com antecedência; 
  • Contratar uma empresa com profissional responsável para assinar o projeto técnico; 
  • Providenciar as mudanças necessárias relacionadas aos equipamentos de prevenção e combate a incêndio; 
  • Solicitar a renovação do AVCB pelo Via Fácil (serviço digitalizado) do Corpo de Bombeiros; 
  • Fazer o acompanhamento do processo; 
  • Receber o laudo (ou providenciar as alterações solicitadas). 

 

Quais as penalidades diante da não renovação do AVCB? 

 

Diante da não renovação do AVCB, o estabelecimento fica sujeito a algumas sanções. O estabelecimento que não possui o documento recebe uma notificação para se legalizar no prazo de 180 dias.

Entretanto, se não cumprir a determinação, o responsável pode ser multado. O valor da multa é variável, mas pode chegar a R$ 265 mil. Ele oscila conforme os itens que estão em desacordo com a legislação. 

Em último caso, o estabelecimento pode até ser interditado. O destaque é que o decreto 63.911 determina que os bombeiros têm autonomia para tomar a iniciativa de fiscalizar os prédios, mesmo sem nenhuma denúncia prévia. 

Por se tratar de um decreto estadual, não há como negligenciar o seu cumprimento. Portanto, se você tem um empreendimento e precisa ficar em dia com a legislação, marque em sua agenda o prazo de validade do seu AVCB e providencie com antecedência a sua renovação. 

 

Gostou das dicas de renovação do AVCB? 

 

Não se esqueça de contar com uma empresa de confiança na hora da atualização deste documento tão importante. Por essa razão, converse com a equipe da i9 Consultoria. Somos especializados em laudos de AVCB e podemos lhe ajudar. 

Entre em contato conosco através do nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!