Como renovar o curso de brigadista?
Sua empresa está procurando por curso de brigadista para regularizar a sua Brigada de Incêndio e Emergência? Então, leia este conteúdo até o fim para saber como proceder.
A Brigada de Incêndio é uma exigência para empresas com 20 funcionários ou mais. Ela está subordinada à NR-23 e assegura mais segurança às pessoas que estão em um prédio que precisa ser evacuado, seja devido a um incêndio, alagamento ou qualquer outra situação de pânico.
Para pertencer à Brigada de Incêndio é necessário realizar um treinamento conforme as normas da Instrução Técnica (IT) 17, de 2019, válida em todo o estado de São Paulo. Como se trata de uma IT, podem haver variações entre os estados.
O que é IT 17?
A IT 17 determina as regras de treinamento dos brigadistas. Basicamente, eles devem passar por treinamentos periódicos para estarem prontos para agir em casos de emergência.
O programa do curso de Brigada de Incêndio deve ser realizado a cada 12 meses ou a cada vez que 50% dos membros forem trocados.
O treinamento deve ser realizado por empresas especializadas, contendo conteúdos específicos, como manuseio de extintores e primeiros socorros.
Como deve ser constituído o curso da Brigada?
A Brigada de Incêndio é formada por funcionários voluntários. O programa do curso deve ser feito conforme algumas características do empreendimento.
Hoje existem 3 níveis para os cursos de brigadistas. Confira:
- Básico: o curso é realizado na própria empresa, desde que ela tenha baixo risco de incêndio. O treinamento pode durar, pelo menos, 4 horas.
- Intermediário: o curso é feito em área específica para o treinamento, podendo durar, pelo menos, 8 horas. Ele é recomendado para edificações de médio risco.
- Avançado: este curso tem carga horária mínima de 24 horas. O curso avançado é voltado para locais com alto risco de incêndio, como depósitos que armazenam explosivos e líquidos inflamáveis.
Quais as condições para ser brigadista?
Segundo a IT 17, as condições para ser brigadista são:
- Ter experiência anterior na função de brigadista;
- Ter boas condições de saúde e físicas;
- Ter excelentes conhecimentos das edificações e instalações e, de preferência, trabalhar nas áreas hidráulica, elétrica, utilidades e manutenções gerais;
- Ser maior de 18 anos e alfabetizado para receber o treinamento de Brigada de Incêndio.
Qual é a atuação dos brigadistas?
Os brigadistas devidamente treinados e com o treinamento em dia agem em duas vertentes: na prevenção e na emergência em si, segundo a IT 17. Veja mais detalhes:
Ações de prevenção:
- Análise dos riscos existentes durante as reuniões da Brigada de Incêndio;
- Notificação ao setor competente da empresa ou da edificação das eventuais irregularidades encontradas no tocante à prevenção e proteção contra incêndios;
- Orientação à população fixa e flutuante;
- Participação nos exercícios simulados;
- Conhecer o plano de emergência da edificação.
Ações de emergência:
- Identificação da situação;
- Alarme/abandono de área;
- Acionamento do Corpo de Bombeiros Militar e/ou ajuda externa;
- Corte de energia;
- Primeiros socorros;
- Combate ao princípio de incêndio;
- Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros Militar.
Conclusão
Como você viu, o curso de brigadista é necessário para manter todos os funcionários do grupo orientados sobre como agir preventivamente e na hora da ocorrência.
A i9 Consultoria treina futuros brigadistas, bem como realiza cursos periódicos. Para saber como levar o treinamento da i9 para a sua empresa, fale conosco. Clique aqui.