Incêndio em forro: quais são os tipos mais resistentes?

incêndio em forro

A escolha do forro do seu escritório deve ser cercada de cuidados especiais. Isso porque há muita fiação elétrica por cima do forro e, assim, um material mais resistente ao fogo ajuda e, muito, no seu desejo de ter uma edificação mais segura. Portanto, é possível reduzir o risco de incêndio em forro e ainda garantir a estética no seu escritório. 

Normalmente, o responsável pela obra escolhe o forro conforme o valor, a estética, a funcionalidade e a praticidade na instalação. Mas também é importante pensar na segurança contra incêndio. 

Quais são os tipos de forro ideais e mais resistentes? 

Na prática, diante de um incêndio na empresa, o forro será um dos primeiros itens da edificação a serem comprometidos pelas chamas, visto que elas acabam alcançando a altura da parede. 

Por essa razão, com materiais mais resistentes, evita-se um mau maior. Desse modo, veja os materiais mais utilizados para prevenir incêndio em forro: 

Isopor: o forro de isopor retarda a propagação das chamas. Além disso, o material é de fácil instalação e combina com muitos ambientes. 

PVC: o forro de PVC não propaga as chamas sozinho, devido à constituição do material. Outra vantagem é que ele é um isolante térmico, acústico e elétrico. 

Lã de vidro: o material também oferece uma boa resistência ao fogo. Dessa maneira, é um dos materiais ideais para quem deseja ter mais tranquilidade com relação à prevenção de incêndios.

Mineral: o forro mineral é um dos ideais, pois segundo os fabricantes, ele resiste às chamas por até 120 minutos. Além disso, é bom para o isolamento acústico, sendo fabricado a partir de minérios de rochas. 

Quais são as indicações das normas? 

Como você viu, a escolha do material do forro pode contribuir com a não propagação das chamas em caso de um sinistro. 

Isso porque, dependendo do material, o fogo se propaga mais rápido. Além disso, o incêndio em forro poderá liberar fumaça tóxica durante o incêndio, prejudicando ainda mais as pessoas que ainda se encontrarem no local do ocorrido. 

Nesse sentido, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece a NBR (Norma Brasileira) 9442/86 que rege o uso de materiais de acabamento e revestimento mais resistentes ao fogo na construção civil. 

Além dessa norma, também temos a IT-10 (Instrução Técnica 10), que auxilia no estabelecimento de condições a serem atendidas por materiais de acabamento na construção civil. 

Como prevenir incêndio em empresas? 

Portanto, como você viu, a escolha do tipo de forro interfere na segurança do seu estabelecimento, seja ele uma loja, uma escola, uma clínica, um shopping center ou outro local. 

De qualquer maneira, a regra número 1 para prevenir incêndio e disciplinar o procedimento em caso de emergência, é a obediência ao Decreto Estadual 63.911/2018, em São Paulo, que determina as regras da obtenção e renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). 

Conclusão 

Para ter o seu estabelecimento regularizado e ainda evitar incêndio em forro com a instalação do tipo de material mais apropriado, converse com a i9 Consultoria em AVCB. 

Somos um escritório especializado em projeto de prevenção de incêndio. Acesse o nosso site e entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!