Por que é necessário ter projeto de incêndio em escritório?

projeto de incêndio em escritório

Apesar de não aparentar, o escritório também esconde riscos de incêndio, como nos equipamentos elétricos e no acúmulo de papéis 

 

Já pensou em fazer seu projeto de incêndio em escritório? Ele é necessário para prevenir e combater incêndio, caso algo pior aconteça. Por isso, fique atento e leia este conteúdo até o final para descobrir como deixar sua empresa mais segura. 

Primeiramente, é bom lembrar que um escritório também corre risco de incêndio. Isso porque não são apenas locais com materiais inflamáveis que contêm riscos.

Afinal, se você olhar bem ao seu redor, verá que há muitos riscos, como nos equipamentos elétricos, na própria fiação e nos papéis acumulados. Juntos, eles são combustíveis para o início das chamas. Mas, calma, com os devidos cuidados a sua empresa estará protegida. 

O que um projeto de incêndio em escritório deve conter? 

Um projeto de incêndio em escritório deve começar pela análise de uma empresa especializada. 

Indo até o local, o profissional irá verificar dados da edificação, como área, existência de escadas, número de pavimentos, números de pessoas que trabalham, entre outros detalhes. 

Após fazer o projeto de incêndio em escritório conforme prevê as normas dos bombeiros, o profissional solicitará as mudanças e acréscimos necessários, como a instalação de extintores, sistema de hidrantes, sinalização de emergência, entre outros itens indispensáveis. 

Assim, será possível solicitar a emissão do AVCB ao Corpo de Bombeiros. Aliás, se você não sabe, trata-se do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. A ausência dele pode render multa de 10 a 10 mil UFESP, em São Paulo, podendo ultrapassar a casa dos R$ 300 mil. 

No entanto, com a emissão do laudo, você pode ficar tranquilo, pois o seu imóvel estará dentro das normas vigentes. Além disso, com os equipamentos necessários para prevenir e combater um incêndio. 

Que tipo de extintor usar no escritório? 

Uma dúvida comum é o tipo de extintor recomendado para escritório. Nesse sentido, confira os mais indicados: 

  • CO2: incêndios que deixam resíduos como cinza e carvão; 
  • Pó Químico: para fogo provocado em equipamentos ligados à eletricidade; 
  • À base de espuma: para casos que também deixam cinza e carvão após a queima; 
  • H2O: em incêndios em papel, madeira, tecido, plástico, papelão, entre outros. 

Sendo assim, lembre-se de comprar e instalar o extintor correto. E, além disso, é preciso saber usar no momento de princípio de incêndio. Por isso, receber treinamento nesta área é essencial para que você controle o fogo até a chegada dos bombeiros. 

Como evitar incêndio em escritório? 

Enfim, o que deve ser feito para evitar incêndio em escritório? Confira algumas dicas agora: 

  • Mantenha o AVCB em dia; 
  • Oriente seus funcionários a prestarem atenção com equipamentos ligados à tomada; 
  • Mantenha os aparelhos de ar-condicionado em dia;
  • Não faça gambiarras nas instalações elétricas; 
  • Não fume dentro do escritório; 
  • Use cabos de extensão apenas temporariamente. 

Conclusão 

Se você está prestes a realizar o projeto de incêndio em escritório, fale com a equipe da i9 Consultoria. Temos vários clientes de escritórios e conhecemos todos os passos para a emissão do AVCB para este segmento. 

Fale conosco pelo nosso site.

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