O que são materiais incombustíveis na construção civil?

materiais incombustíveis

Quando um imóvel é atingido por um incêndio, há materiais mais e menos resistentes às chamas. Portanto, os danos à edificação podem variar após um sinistro. Materiais utilizados na alvenaria e no acabamento podem conter características que os tornam mais fortes. Por isso, eles são classificados como materiais incombustíveis. Saiba mais sobre eles neste post. 

Na medida do possível, utilize esse tipo de material na construção e no acabamento do seu imóvel. Afinal de contas, ele pode evitar maiores danos a tudo o que tem dentro dele e, sobretudo, às pessoas que o ocupam. 

Materiais incombustíveis 

Materiais incombustíveis ou não-combustíveis possuem certas características que os deixam mais resistentes às chamas. 

Por isso, quando submetidos às altas temperaturas, eles não racham, não derretem, não sofrem deformações excessivas e ainda não liberam gases ou fumaças que podem intoxicar as pessoas e animais presentes no ambiente. 

Os principais exemplos de materiais incombustíveis são o concreto, o tijolo, as coberturas para telhado, as placas de amianto, o aço, o alumínio, o vidro, a argamassa e outros materiais. 

Materiais semi-combustíveis 

Temos também os materiais semi-combustíveis, que também podem ser considerados mais resistentes ao fogo. Afinal, eles formam pouca fumaça e ainda têm baixo potencial de queima. 

Portanto, podem ser classificados como materiais semi-combustíveis os painéis de gesso e os revestimentos metálicos. 

Materiais fogo-retardantes 

Já os materiais fogo-retardantes são aqueles que receberam tratamentos químicos para ficarem mais resistentes às chamas. Portanto, eles pegam fogo, mas queimam com mais dificuldade e suas chamas podem apagar naturalmente. 

O principal exemplo de material fogo-retardante é a janela de PVC, que também serve como um isolante térmico e acústico nas construções. 

Materiais inflamáveis 

Por último, temos os materiais inflamáveis, que são aqueles com mais alto potencial de queima. Veja alguns exemplos: 

  • Tintas: as tintas contêm solventes (com exceção das tintas à base de água) e podem pegar fogo com uma simples faísca; 
  • Solventes: são voláteis (podem evaporar facilmente) e pegam fogo rapidamente;   
  • Impermeabilizantes: embora possam haver impermeabilizantes não-inflamáveis, a maioria é altamente vulnerável à propagação das chamas; 
  • Colas: elas também são inflamáveis, juntamente com os adesivos usados na construção civil, devendo portanto ser cercadas de cuidados em seu uso e armazenamento. 

Quais normas tratam dos materiais incombustíveis? 

Há alguns materiais anti-chamas que são usados na construção civil e que, por isso, ganham uma legislação especial, que é a NBR (Norma Brasileira) 16626. 

Esta norma, por sua vez, classifica os materiais em: 

  • I-A: são os materiais incombustíveis;
  • II-A: são os materiais de difícil combustão. 

Ambos são recomendados para aplicação em teto e parede para evitar danos maiores em caso de incêndio. 

Conclusão 

Como você viu, há materiais mais indicados para aumentar a proteção da edificação. No entanto, para reforçar a segurança, de modo geral, é muito importante que o seu estabelecimento esteja com o AVCB regularizado. 

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento obrigatório. Para obtê-lo é preciso contar com uma assessoria técnica para a elaboração do projeto. 

A i9 Consultoria em AVCB pode lhe ajudar! Acesse a página inicial do nosso site e saiba como evitar problemas com a fiscalização mantendo o AVCB do seu estabelecimento em ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!