É permitido fechar porta de emergência?

porta de emergência

Já parou para pensar em quanto as portas de emergência são importantes? Elas devem ser acessadas em situações de pânico, como incêndio, alagamento ou qualquer outro sinistro. No final das contas, elas salvam muitas vidas. Mas como proceder para ter mais segurança na edificação? Elas podem ficar fechadas, por exemplo? 

Saiba neste post como deixar seu prédio mais seguro em caso de incêndio e de pânico. Lembre-se que a porta de emergência e a porta corta-fogo podem ser exigidas em algumas edificações, conforme as características do prédio e da utilização pelo público. 

O que é porta de emergência? 

Os prédios de uso comercial, industrial, salões de festas, shoppings e outros tipos de utilização devem ter equipamentos de proteção e combate a incêndio. 

Essas normas fazem parte do projeto técnico que é aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Após a aprovação deste projeto, é liberado o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que é um documento obrigatório. A falta dele é passível de multa e fechamento do estabelecimento. 

Mas por que estamos falando sobre isso tudo? Porque as portas de emergência fazem parte deste contexto. 

Portanto, seu empreendimento deve ter uma porta livre para a evacuação do prédio em casos de emergência. 

A porta de emergência, enfim, pode ser o acesso à área externa usada para a livre circulação de pessoas em situações normais. 

Mas ela também pode ser usada como porta-fogo, que tem outra função que você verá a seguir. 

Enfim, a porta de emergência não pode ficar trancada no sentido da evacuação, pois caso contrário não cumprirá sua função de liberar a passagem das pessoas em caso de fuga.

O que é porta corta-fogo? 

A porta corta-fogo, como o próprio nome diz, tem a função de vedar a passagem de fogo e gases que possam passar de um cômodo a outro e causar danos maiores. 

Portanto, a porta corta-fogo deve estar sempre fechada, pois a sua abertura constante pode danificar seus elementos de contenção das chamas, caso ocorra um sinistro. 

Entretanto, ela deve ser equipada com dispositivo de abertura, caso seja necessário usá-la para chegar à área externa do prédio. 

A NBR (Norma Brasileira) 13434, inclusive, exige a instalação da placa com os dizeres “Porta corta-fogo: é obrigatório manter fechada”, fazendo com que o equipamento esteja em plenas condições de ser usado em caso de incêndio. 

Importância da porta de emergência 

Supondo que haja um alagamento, um incêndio, um assalto ou qualquer outra situação de emergência, o prédio deve contar com portas de emergência para evitar danos maiores. 

A tragédia da Boate Kiss, em 2013, por exemplo, teve um resultado tão dramático para as famílias das vítimas porque as portas de emergência estavam trancadas. 

Sendo assim, além de cumprir as exigências do projeto para a obtenção do AVCB, é importante que o empresário tome consciência de que a porta precisa ser mantida liberada para as situações de necessidade. 

Conclusão 

Para evitar prejuízos materiais e, principalmente, à vida das pessoas, siga as normas do Corpo de Bombeiros para deixar seu empreendimento seguro. 

Para isso, deixe seu AVCB em dia, mas não somente para cumprir a legislação e evitar multas, porém para fazer com que todos trabalhem em segurança. 

A i9 Consultoria em AVCB vai lhe ajudar a deixar sua empresa mais segura. Entre em nosso site e fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!