Quais empresas precisam do Projeto Técnico?
Você está abrindo o próprio negócio e está em dúvida sobre as exigências do Corpo de Bombeiros para a regularização do seu empreendimento? Então, acompanhe este conteúdo para saber o que é Projeto Técnico e se a sua empresa se encaixa nesta obrigatoriedade.
Mas antes disso, saiba que existe uma legislação sólida no Brasil para prevenir incêndios em estabelecimentos comerciais, industriais, condomínios e eventos. Isso porque um local que contém todos os dispositivos necessários de segurança afasta o risco de incêndios. Lembrando que um incêndio pode causar prejuízos financeiros e a mais grave das consequências, que é a perda de vidas.
O que é Projeto Técnico?
O Projeto Técnico, também chamado de PT, é um guia completo de todos os dispositivos de prevenção e combate a incêndio que devem estar presentes em uma edificação. Ele será usado, por exemplo, para determinar o número de extintores que um prédio deve apresentar. Por essa razão, ele deve estar em acordo com as normas utilizadas pelos bombeiros.
Confira abaixo quais edificações precisam do projeto:
- Áreas acima de 750 metros quadrados;
- Locais com concentração de público acima de 250 pessoas;
- Edificações com altura superior a 12 metros;
- Locais com mais de 3 pavimentos.
Como você percebeu, o critério é baseado no tamanho da edificação ou na presença de um público circulante considerável. Mas também é possível que você tenha que apresentar um Projeto Técnico em edificações menores e com menos público, porém que apresente um risco maior de incêndio.
Além do Projeto Técnico, existe mais 3 tipos diferentes:
- Projeto Técnico Simplificado (PTS): é exigido em edificações com dimensões menores que as especificadas acima;
- Projeto Técnico para Instalação e Ocupação Temporária (PTIOT);
- Projeto Técnico para Ocupação Temporária em Edificação Permanente (PTOTEP).
Por que o Projeto Técnico é importante?
Sem o projeto, não é possível obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que é uma licença dos bombeiros atestando que o seu empreendimento é seguro.
Mas por que não é possível instalar extintores e outros equipamentos aleatoriamente, sem o Projeto Técnico? Porque somente o projeto vai determinar a quantidade, a localização e os itens necessários para a edificação, conforme seu tamanho e uso.
Além disso, para desenvolver o projeto é preciso seguir as determinações das normas e instruções técnicas dos bombeiros. Se você não for um amplo conhecedor dessas especificações, contrate uma empresa especializada. Caso contrário, você corre o risco de comprar itens desnecessários, perder tempo com a instalação e ainda não ser aprovado pelos bombeiros após vistoria realizada pelos agentes.
Quais itens devem constar do projeto?
É preciso uma análise pontual no seu empreendimento, mas geralmente, o projeto das edificações devem conter:
- Acesso de viatura na edificação;
- Alarme de incêndio;
- Brigada de Incêndio;
- Extintores;
- Hidrantes e mangotinhos;
- Iluminação de emergência;
- Saídas de emergência;
- Sinalização de emergência;
- Sprinkler (chuveirinho automático).
Conclusão
Como você percebeu, o Projeto Técnico é o coração das suas estratégias de prevenção e combate a incêndio. Sem esse guia, você não pode dar prosseguimento à regularização do seu imóvel perante o Corpo de Bombeiros. Como o órgão está cada vez mais exigente, é possível que você não possa atuar na sua área se não estiver dentro das normas.
Mas você não precisa se preocupar com a execução do Projeto Técnico. A i9 Consultoria em AVCB é especializada neste ramo. Fale conosco e peça seu orçamento.