Quais são os tipos de extintores de incêndio?

Os tipos de extintores de incêndio são fundamentais no seu projeto de prevenção. Afinal, cada um tem uma destinação correta em relação ao combate ao fogo. Sendo assim, conheça agora um resumo das principais classificações.

Mas, antes, lembre-se que o fogo se alastra rapidamente e, portanto, precisa de um controle efetivo antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros. Cada chama, de cada material combustível, tem suas especificidades. Nesse sentido, é fundamental garantir sua extinção adequada.

Agora, fique conosco para identificar as classificações de incêndio e os principais tipos de extintores de incêndio.

 

Tipos de incêndio 

 

Classe A

Causados por materiais sólidos, como papel, madeira, tecidos, algodão, madeira etc. O fogo deixa resíduos, como carvão e cinzas.

 

Classe B

Iniciados por materiais líquidos, como gasolina, querosene, óleo, parafina, tintas, graxas, entre outros.

 

Classe C

Provocados por equipamentos elétricos que estejam energizados. Os principais exemplos são geradores, quadros e cabos de força, computadores, transformadores e outros itens.

 

Classe D

Este tipo de incêndio é causado por metais que, em partículas finas, podem entrar em combustão, como zinco, titânio, urânio e lítio.

 

Classe K

É comum em cozinhas. O fogo inicia com óleo de cozinha e gorduras. Geralmente acontecem com fritadeiras, grelhas, assadeiras, frigideiras e panelas com esses elementos em altas temperaturas.

 

Você conhecia essas classificações? Então, agora é hora de descobrir os tipos de extintores de incêndio. Vamos lá!

 

Tipos de extintores de incêndio 

 

Água

É recomendado para apagar fogos do tipo A (madeira, papéis, tecidos etc). Seu interior contém água potável pressurizada.

 

Espuma mecânica

É mais indicado para apagar incêndios de classe B (gases e líquidos inflamáveis). Seu interior contém uma espuma mecânica que é constituída por LGE, um tipo de detergente concentrado.

 

Dióxido de carbono (CO2)

Recomendado para combater incêndio do tipo K (óleo de cozinha). Sua ação ocorre através do abafamento da chama, seguindo-se do resfriamento. A vantagem é não conduzir corrente elétrica.

 

Pó químico BC

Direcionado ao combate dos incêndios B (gasolina, querosene) e C (equipamentos elétricos). É composto por bicarbonato de sódio, que resfria o calor e interrompe a reação da combustão.

 

Pó químico ABC

Como as letras indicam, ele pode ser usado no combate a incêndio dos tipos A (madeira, papel), B (gasolina) e C (materiais elétricos). Sua composição química age nos três tipos de reação de combustão, sendo, por isso, muito usado em acidentes industriais, residenciais e comerciais.

 

Halogenados

Este tipo de extintor também pode ser usado nas classificações A, B e C de incêndio. A grande vantagem é que ele não danifica equipamentos eletrônicos.

 

Extintor da classe D

São extintores com carga de cloreto de sódio. Como a letra indica, ele é recomendado para combater incêndio da classe D (partículas de metais).

 

Extintor da classe K

Requisitado em cozinhas industriais, o extintor da classe K combate incêndios provocados por óleo de cozinha. O extintor tem uma base alcalina que cria uma espuma ao entrar em contato com o óleo.

 

Conclusão 

 

Gostou do resumo de informações sobre classes de incêndio e tipos de extintores de incêndio? Elas são úteis para você que está precisando fazer seu plano de prevenção e combate a incêndio e AVCB na empresa.

Mas para fazer tudo dentro das normas, contrate uma empresa especializada. A i9 Consultoria está aqui para lhe ajudar em todo o processo. Acesse a página inicial do nosso site e entre em contato conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!