Quais os cuidados contra incêndio em revenda de gás?
Você está pensando em empreender através de uma revenda de gás? É importante saber que existe uma série de licenças e alvarás a ser retirada. Entretanto, uma das mais importantes é o AVCB, que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Confira mais informações neste post.
Mas primeiramente é bom frisar que todos os estabelecimentos comerciais, industriais, clínicas, escolas, prédios públicos e muitos outros segmentos devem contar com a autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar.
Afinal de contas, o AVCB comprova que o seu empreendimento está de acordo com as normas de prevenção e de controle de incêndio. Como a revenda de gás é um local de alto risco, é necessário preservar a segurança de todos atendendo às normas de prevenção.
Como funciona o AVCB para revenda de gás?
Não importa o tamanho da edificação para revenda de gás. Ela deve contar com o AVCB. Isso porque o documento pode ser emitido, via de regra, conforme a metragem do imóvel.
Por exemplo: se o imóvel tem até 750 metros quadrados, é preciso fazer o PTS (Projeto Técnico Simplificado) para a solicitação do CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros). No entanto, esse documento é emitido apenas para empreendimentos de baixo risco de incêndio.
Agora, quando se trata de revenda de gás, independentemente da metragem, é preciso fazer o PT (Projeto Técnico), que é condição necessária para o pedido do AVCB.
Desse modo, primeiramente você deve contratar um técnico responsável para fazer o PT e solicitar o AVCB. Então, após a emissão, a sua revenda de gás estará de acordo com a legislação dos bombeiros.
Mas o seu compromisso com os bombeiros não acaba aí. É necessário buscar a renovação após o primeiro ano de vigência do alvará.
Uma dica importante: antes do vencimento já contrate a empresa responsável pelo PT para fazer um novo projeto e a solicitação do auto de vistoria.
Afinal de contas, apenas com o número do protocolo, se houver uma fiscalização da ANP (Agência Nacional do Petróleo), você não será penalizado. Entretanto, se já passou o prazo da renovação e você não tomou providências, a ANP pode determinar o cancelamento da revenda.
Quais as vantagens do AVCB para revenda de gás?
Com o AVCB regularizado, a sua revenda de gás estará dentro da lei e, sobretudo, segura para os funcionários, vizinhos e clientes.
Isso porque o seu estabelecimento terá equipamentos de combate a incêndio, como extintores, que poderão ser usados em casos de princípio de incêndio até que se aguarde a chegada do Corpo de Bombeiros.
E, então, gostou das dicas de como ter uma revenda de gás mais segura? Mas para atender à legislação, é preciso contratar uma empresa de confiança para fazer o seu projeto.
Por isso, a principal dica do dia é: conheça a i9 Consultoria, com sede em Sorocaba-SP. A empresa possui competência e experiência para montar um projeto de acordo com as normas preventivas. Assim, você pode ficar tranquilo com relação à aprovação pelo Corpo de Bombeiros.
Quer conhecer melhor a i9? Clique no link do WhatsApp da página principal do site.