Sinalização do piso: quando ela é necessária?
Já imaginou um incêndio em seu prédio, com a fumaça dificultando o sentido de direção das pessoas? Ninguém quer viver essa situação. Mas considerando que ela pode acontecer, a sinalização do piso terá um papel muito importante na segurança das pessoas. Portanto, aprenda neste conteúdo porque ela é necessária e quando deve ser utilizada.
Basicamente, a sinalização do piso e os demais equipamentos de prevenção e controle de incêndio fazem parte do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios). Ele é um pré-requisito para a obtenção ou renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Bem, depois dessa sopa de letrinhas, vamos conhecer a importância da sinalização do piso para a segurança das pessoas que frequentam o seu estabelecimento.
O que é sinalização do piso e quais são os principais exemplos?
Como você já deve imaginar, a sinalização do piso, em termos de segurança predial, é toda e qualquer demarcação que indique rotas de fuga ou a localização de equipamentos de combate ao fogo.
Ela é obrigatória quando se trata de hidrantes e extintores instalados em garagens, depósitos, locais de movimentação de mercadorias, entre outros. Porém, em escritórios e lojas de pequeno porte, por exemplo, a sinalização não é exigida.
Mas, atenção: é importante consultar uma empresa especializada para saber se o seu estabelecimento é obrigado ou não a ter sinalização do piso.
Com certeza, você já viu aquele quadrado amarelo e vermelho pintado sob o extintor nas lojas e espaços comerciais, não é mesmo?
Esse, aliás, é um dos tipos mais comuns de sinalização do piso. Porém, há outros que você pode conhecer a seguir.
Sinalização para equipamentos
Em situações de pânico, toda sinalização ajuda. Por isso, se o prédio já estiver com fumaça de incêndio, por exemplo, a sinalização do piso vai ajudar a encontrar o extintor, hidrante, mangueira ou alarme, não é mesmo? Neste caso, portanto, a demarcação acompanha o equipamento, com cores de destaque.
Demarcações
As demarcações são usadas, principalmente, em áreas maiores. Elas, portanto, ajudam a entender e a seguir uma rota de fuga e o caminho que leva até os equipamentos de controle de focos de incêndio.
Obstáculos
E se o piso tiver obstáculos? Como sinalizá-los para permitir a evacuação do prédio? Estamos falando de degraus, desníveis, vigas, entre outros. A sinalização do piso, portanto, entra como um facilitador para o bom uso da rota de fuga, indicando com destaque os obstáculos existentes.
Antiderrapantes
Os antiderrapantes também são considerados sinalização do piso dentro do projeto de prevenção e combate a incêndio. Em suma, elas são utilizadas em locais de grande circulação de pessoas, próximo a escadas, rampas e saídas de emergência.
Sinalização do piso para extintores
Como falamos anteriormente, a sinalização do piso para extintores é a mais comum. Afinal, você já deve ter visto aquele quadrado vermelho e amarelo pintado no chão sob o extintor.
Essa sinalização, em síntese, tem a função de indicar onde está o extintor, principalmente se o espaço estiver com fumaça, dificultando o sentido de direção das pessoas.
A sinalização, portanto, deve ser:
- De fácil visualização;
- Sem obstruções, como vasos ou tapetes;
- Estar localizada junto ao extintor, ou seja, a menos de 5 metros da entrada principal do estabelecimento, e entre 10 a 15 metros de distância uma da outra.
Conclusão
Como você viu neste conteúdo, a sinalização do piso serve para indicar elementos de combate ao fogo e rotas de fuga, sem impedimentos.
Esses itens devem ser contemplados no plano de prevenção que antecede o pedido de obtenção ou renovação do AVCB.
Em síntese, o plano deve ser feito por empresa especializada para que tudo saia conforme as exigências do Corpo de Bombeiros.
Você já conhece a i9 Consultoria? Temos expertise em laudos para emissão do AVCB. Fale conosco para saber como podemos lhe ajudar.
Entre na página inicial do nosso site.