Veja 5 dicas de prevenção de incêndio no trabalho
Como você pratica a prevenção de incêndio no trabalho? Com o retorno aos escritórios depois de um longo período de pandemia, medidas de segurança são importantíssimas para garantir o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores.
Na maioria das vezes, os incêndios são causados por descuidos. Por essa razão, veja como medidas simples, que são baseadas na conscientização e na cultura preventiva, podem minimizar os riscos de um incêndio e resguardar vidas.
Fogo vs incêndio
Mas primeiramente vamos fazer uma pequena explicação sobre a diferença entre fogo e incêndio.
Fogo: é o nome dado a uma reação de combustão que libera luz e calor. O fogo ocorre quando as partículas do material combustível são aquecidas e lançadas para cima.
Incêndio: é o nome dado a um fogo de grandes proporções e que está fora de controle, sendo assim uma ocorrência mais grave e que necessita de intervenção dos bombeiros.
1. Obtenha o AVCB ou CLCB
A primeira dica para fazer a prevenção de incêndio no trabalho é obter ou renovar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros). Ele indica que o imóvel está preparado para prevenir e combater incêndios. Portanto, ele contém todos os sistemas preventivos necessários de acordo com o decreto estadual de São Paulo 63.911/2018. Para outros estados, consulte o Corpo de Bombeiros.
2. Treine seus funcionários
Você deve treinar seus funcionários quanto às medidas a serem tomadas para prevenir incêndio no trabalho, mas também em como agir diante de um princípio de incêndio. Para isso, existe a formação da Brigada de Incêndio e Emergência. Mas também, independentemente da Brigada, você pode fazer treinamentos periódicos para conscientizar os funcionários. Se a sua empresa realiza a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) este é o momento ideal.
3. Faça campanhas preventivas
Todas as empresas têm um canal interno de comunicação, que pode ser o WhatsApp ou o Slack, por exemplo. Aproveite esta oportunidade para enviar comunicados de prevenção, como não fumar em ambientes internos e não sobrecarregar as tomadas. Além disso, envie vídeos explicativos sobre primeiros socorros e uso de extintores.
4. Mantenha o sistema elétrico em dia
Em muitas empresas, os incêndios podem começar em sistemas elétricos, como aparelhos de ar-condicionado e tomadas. Nesse sentido, faça a manutenção correta para evitar sobrecarga e curto-circuito. Além disso, oriente seus funcionários a desligar os aparelhos da tomada quando eles não estiverem em uso.
5. Alerta nos refeitórios
Muitas lojas e escritórios possuem refeitórios e é neles que “mora o perigo”, pois pode ocorrer vazamento de gás e até mesmo uma panela esquecida no fogão aceso. Por essa razão, reforce a prevenção neste espaço.
Conclusão
A prevenção de incêndio no trabalho é responsabilidade de todos. Afinal de contas, de nada adianta ter todos os sistemas de combate a incêndio em dia, se os funcionários e gestores não tomarem atitudes preventivas.
Acima de tudo, mantenha o seu AVCB dentro da validade. E para obtê-lo ou renová-lo, é importante contar com os serviços de uma empresa especializada, como a i9.
Fale com a nossa equipe e solicite o seu orçamento visitando o nosso site.