AVCB em igrejas: por que é necessário?
O AVCB em igrejas também é importante para garantir que o funcionamento do templo esteja em acordo com a lei. Nesse sentido, saiba como obter a permissão do Corpo de Bombeiros para entrar em funcionamento em segurança. Afinal, é preciso garantir que todos os itens de proteção estejam em dia para evitar danos e ferimentos aos ocupantes.
Para quem não sabe, AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Ele é fundamental para locais com reunião de público, empresas, indústrias e condomínios. O laudo é dispensado apenas em caso de residências unifamiliares.
Sendo assim, quando o assunto é igrejas, templos, mesquitas ou qualquer outra denominação para lugares com finalidade religiosa, o AVCB é obrigatório, independentemente do credo religioso.
Apenas ele atesta que o imóvel tem condições de prevenir e combater casos de incêndio, com os devidos equipamentos, sinalização e treinamento.
Qual é a classificação?
Antes de tudo, é bom lembrar que os imóveis são classificados conforme a finalidade. Neste caso, os templos religiosos e os velórios públicos ou privados estão dentro da mesma categoria, que é a F-2. Afinal, ambos concentram público e, por isso, precisam ter planos de desocupação imediata em casos de incêndio ou pânico.
Como obter o aval dos bombeiros?
Qualquer espaço de reunião de público que comporte mais de 250 pessoas, de acordo com os memoriais do Corpo de Bombeiros, exige PT (Projeto Técnico) e não apenas o PTS (Projeto Técnico Simplificado).
Portanto, se a sua igreja se encaixa nesta condição, será preciso apresentar o PT ao Corpo de Bombeiros, que irá analisar a edificação antes de liberar o AVCB.
Sendo assim, será necessário preparar o imóvel conforme as exigências e receber a visita do Corpo de Bombeiros para averiguar se tudo está conforme a legislação.
É importante lembrar também que os documentos têm prazo de validade, podendo variar de 3 a 5 anos. Passado o período, deve-se rever todo o processo, já que neste intervalo podem ter havido modificações no local que precisam de novos itens de segurança.
Conclusão
De modo geral, todas as igrejas católicas, evangélicas, templos budistas, entre outros, precisam do aval dos bombeiros para funcionar dentro das normas de segurança, visto que concentram de pequenos grupos a grande público. Portanto, para deixar tudo em dia, é bom seguir essa determinação.
Para não fazer tudo isso sozinho e correndo o risco de ser desaprovado pelos bombeiros, conte com uma empresa que já tem experiência em AVCB para igrejas. Estamos falando da i9 Consultoria, especializada em CLCB e AVCB. Contate-nos através do nosso site.