Como prevenir incêndio em estacionamento?
Incêndio em estacionamento é uma realidade, pois todos os meses os bombeiros registram casos em todos os estados brasileiros. Mas é possível evitar esse risco com um projeto preventivo bem detalhado e obediente às normas nacionais. Além disso, é fundamental contar com o AVCB, que é a licença dos bombeiros.
Os estacionamentos são uma realidade cada vez mais comum nas cidades. Isso porque estacionar nas ruas não é seguro, pois há risco de colisões e furtos. Ademais, o estacionamento nas ruas pode sair mais caro para o proprietário, que quase sempre tem que pagar os cuidadores.
Nesse contexto, os estacionamentos de veículos têm aumentado tornando-se um empreendimento viável em cidades de todos os portes. No entanto, é essencial contar com estacionamentos seguros, principalmente contra incêndios, visto que os veículos também podem pegar fogo.
Estacionamento precisa de AVCB?
Como foi dito acima, o AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O documento é emitido pela Seção Técnica do Corpo de Bombeiros da sua região após a análise do plano de prevenção e das condições do local.
O estacionamento deve seguir as instruções, normas e decretos. Em São Paulo, por exemplo, a norma que rege a segurança contra incêndio é o Decreto Estadual 63.911/2018.
Nesse sentido, há duas classificações para os estacionamentos de veículos. Saiba mais a seguir.
- G-1: Garagem sem acesso de público e sem abastecimento, garagens automáticas, garagens com manobristas;
- G-2: Garagem com acesso de público e sem abastecimento, garagens coletivas sem automação, em geral, sem abastecimento (exceto veículos de carga e coletivos).
Sendo assim, os estacionamentos e garagens também devem contar com o AVCB para expôr que o local atende às normas de prevenção e combate a incêndio. Por exemplo, você pode notar que os shoppings têm estacionamento equipado contra incêndios.
Como evitar incêndios em veículos?
Como estamos falando em estacionamentos e garagens, não custa nada lembrar que um dos maiores riscos é o de um incêndio em um veículo se espalhar para os demais carros estacionados.
Por isso, acompanhe a seguir algumas dicas para evitar incêndio em estacionamento:
Manutenção periódica: garanta que a manutenção do seu veículo seja feita regularmente. Verifique frequentemente os sistemas elétricos, incluindo a bateria e o sistema de ignição. Além disso, assegure-se de que os níveis dos fluidos do motor e do sistema de freio estejam adequados.
- Cuidados ao abastecer: quando for reabastecer seu carro, tome cuidado para não derramar gasolina ou diesel sobre o motor ou outras partes quentes do veículo, pois esses líquidos inflamáveis podem causar incêndios.
- Não fume no carro: evite fumar dentro do carro, pois uma ponta de cigarro acesa pode facilmente iniciar um incêndio se entrar em contato com materiais inflamáveis, como tecidos ou papéis.
- Atenção a odores e fumaça: se você perceber odores estranhos ou fumaça dentro do carro, pare imediatamente em um local seguro, desligue o motor e chame os serviços de emergência. Não tente resolver o problema por conta própria.
- Tenha um extintor de incêndio: é sempre prudente ter um extintor de incêndio portátil no veículo. Certifique-se de que ele esteja em boas condições de funcionamento e saiba como usá-lo corretamente.
- Estacione em locais seguros: evite estacionar em áreas onde haja materiais inflamáveis ou próximo a fontes de calor, como chamas abertas ou caldeiras industriais, para reduzir o risco de incêndios acidentais.
- Não sobrecarregue as tomadas de energia: se você utiliza adaptadores para carregar dispositivos eletrônicos no carro, evite sobrecarregar as tomadas. O superaquecimento pode ocorrer e causar incêndios. Desconecte os adaptadores quando não estiverem em uso.
Conclusão
Evitar incêndio em estacionamento é um cuidado essencial para não amargar prejuízos financeiros e registrar danos à vida humana.
Se você atua nesse segmento, fale com a i9 Consultoria em AVC para você cuidar da sua empresa com carinho e responsabilidade. Entre em contato pelo site.