Como prevenir incêndio em galpão industrial?
Um incêndio traz consequências para os funcionários, o próprio galpão e os arredores. Por isso, invista em segurança
Incêndio em galpão industrial é um assunto que lhe assusta? Com certeza, sim! Afinal, são vidas e patrimônio em jogo. Mas com as medidas preventivas corretas, é possível afastar o risco de fogo do seu galpão. No entanto, é necessário providenciar algumas ações, como a obtenção do laudo dos bombeiros. Por isso, confira todos os detalhes neste post.
As indústrias são, normalmente, locais de alto risco de incêndio devido à presença de produtos químicos, combustíveis, materiais elétricos e outros. Além disso, algumas indústrias operam com produtos em temperaturas elevadas.
Portanto, além de todas as medidas que envolvem a segurança do trabalhador, também é preciso proteger o galpão em si. Saiba mais a seguir.
AVCB para galpão industrial
Primeiramente, é bom frisar que o principal caminho para proteger um imóvel é obter o laudo do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O próprio nome do documento explica a sua razão de existir. Trata-se de um laudo emitido pelos bombeiros do seu estado quando é verificado que a edificação tem todas as medidas de prevenção e combate a incêndio.
Segundo o decreto estadual dos bombeiros em São Paulo (decreto 63.911/2018), a indústria pertence ao Grupo I e se classifica da seguinte maneira:
- I-1 – Indústria com carga de incêndio de até 300 MJ/m² (risco baixo);
- I-2 – Indústria com carga de incêndio acima de 300 MJ/m² até 1.200 MJ/m² (risco médio);
- I-3 – Indústria com carga de incêndio superior a 1.200 MJ/m² (risco alto).
Confira agora alguns exemplos de indústrias de cada grupo:
- Grupo I-1: fabricantes de metal, gesso, ferramentas, joias, relógios etc;
- Grupo I-2: fabricantes de bebidas, móveis, alimentos, instrumentos musicais etc;
- Grupo I-3: fabricantes de materiais inflamáveis, grãos, tintas, borracha etc.
Portanto, independentemente do grau de risco, é fundamental contar com o AVCB para indústria para deixar as operações dentro da lei.
Dicas para evitar incêndio em galpão industrial
Recentemente, um incêndio atingiu o galpão de uma indústria química em Valinhos-SP. Ninguém ficou ferido, apesar de o fogo destruir todo o imóvel e assustar a vizinhança. Confira os dados do incêndio aqui.
Entretanto, ficou a lição: é fundamental cuidar de todos os detalhes na hora de prevenir incêndio em galpão industrial porque ele afeta os funcionários, o patrimônio e os arredores, visto que o fogo pode se espalhar para os imóveis vizinhos.
Portanto, além do AVCB, confira algumas dicas extras de segurança:
- Invista em treinamento de pessoal: afinal de contas, é fundamental contar com uma Brigada de Incêndio com funcionários treinados para as ações iniciais;
- Ofereça kit de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva): esta é a regra número de todo empresário consciente e que respeita a legislação;
- Tenha um bom canal de comunicação: como o galpão industrial, geralmente, é amplo, é preciso ter meios de se comunicar com os funcionários em casos de emergência. Portanto, o microfone, um alarme ou ainda um alto-falante são essenciais.
- Identifique as rotas de escape: é fundamental que os funcionários saibam as rotas de fuga em caso de incêndio. Nesse sentido, treine com simulações periódicas.
Conclusão
Um incêndio em galpão industrial gera inúmeras consequências negativas. Por essa razão, invista no AVCB e nas medidas preventivas.
A i9 Consultoria poderá lhe ajudar com o projeto técnico para a obtenção (ou renovação) do laudo do AVCB. Marque uma reunião conosco e solicite o seu orçamento. Clique aqui.