Em caso emergencial, como evacuar um prédio?

como evacuar um prédio

Como evacuar um prédio e sobreviver a um incêndio? Essa é uma dúvida comum, mas que muitas pessoas ainda não sabem a resposta. Portanto, se você quer saber dicas de como esvaziar um estabelecimento em uma situação de pânico acompanhe as recomendações deste conteúdo. 

Em primeiro lugar, saiba que o estabelecimento, seja ele uma loja, uma lanchonete ou um escritório, por exemplo, devem seguir as normas de prevenção e combate a incêndio. A principal delas é o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). 

O laudo é emitido pelos bombeiros do seu estado após a apresentação de um plano de prevenção que contempla o uso de equipamentos, como extintor, iluminação de emergência, sinalização de emergência e rota de fuga. 

Porém, mesmo que o prédio esteja em dia com os equipamentos de prevenção e controle de incêndio, quando as chamas iniciam, elas se alastram rapidamente. Por essa razão, é crucial saber como evacuar um prédio. 

 

Conheça a geografia do estabelecimento 

 

Essa é a primeira regra para esvaziar um prédio que precisa ser desocupado numa emergência. 

Conheça bem a geografia do local, como as saídas de emergência, os acessos às escadas, onde estão as portas corta-fogo (se houver) e as janelas. 

 

Siga as orientações da Brigada de Incêndio 

 

As empresas devem contar com a Brigada de Incêndio, que é um grupo de colaboradores treinados para agir em casos de emergência e pânico. 

Sendo assim, siga as orientações destes profissionais. Entre as recomendações está o Ponto de Encontro Externo, que é para onde os funcionários e visitantes devem se dirigir em caso de evacuação. 

 

Utilize as escadas, nunca o elevador 

 

Mas se a situação ficar ainda mais grave, use as escadas para acessar a saída, nunca os elevadores. 

Isso porque, em um incêndio de grandes proporções, a luz é cortada e você corre o risco de ficar preso no elevador. 

 

Respire pelo nariz e, se possível, use um lenço molhado 

 

Não tente respirar pela boca em caso de fumaça no ambiente. Pelo contrário, respire pelo nariz em rápidas inalações. 

Outra dica importante: se possível, molhe um lenço com água e cubra seu nariz, como se fosse uma máscara improvisada, pois assim você não corre o risco de inalar fumaça tóxica. 

 

Procure rastejar até a saída 

 

Se as chamas já tiverem ocupado parte do imóvel, procure respirar próximo ao chão, onde o ar é mais abundante em caso de incêndio. 

Nesse sentido, se a situação estiver grave, procure rastejar até a saída, evitando assim inalar fumaça. 

 

Antes de abrir uma porta, note se ela está fria 

 

Em estabelecimentos com muitas portas, como clínicas e escolas, procure tocar na porta fechada antes de abri-la. Isso porque se ela estiver quente é porque o cômodo ao lado está em chamas. Mas se estiver fria, abra com cuidado e saia. 

 

Ligue para o 193 e preste as informações com calma

 

Imediatamente após as primeiras chamas, ligue para o Corpo de Bombeiros, que atende no número 193. Preste informações como: 

  • Endereço completo com referência do local; 
  • Nome completo de quem está falando;
  • Relato do que está acontecendo.

 

Acima de tudo, mantenha o calma 

 

Situações de pânico exigem planejamento e calma. Por essa razão, para saber como evacuar um prédio minimizando os riscos, siga as orientações deste post e acompanhe as diretrizes da Brigada de Incêndio. 

O Corpo de Bombeiros estabelece, em sua Instrução Técnica 16/2018, em São Paulo, que o Plano de Emergência determine regras de contingência a serem seguidas. 

Isso é de extrema importância, pois muitas vidas podem ser salvas. No incêndio da boate Kiss, em 2013, no Rio Grande do Sul, por exemplo, relatou-se muita dificuldade em encontrar saídas de emergência. Por isso, a tragédia teve grandes proporções. 

 

Conclusão 

 

E, então, gostou das recomendações de como evacuar um prédio? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e procure se informar sobre a Brigada de Incêndio na sua empresa. 

Conte sempre com a i9, uma empresa especializada em ações de prevenção contra incêndios. Fale conosco pelo nosso site.

One Response to “Em caso emergencial, como evacuar um prédio?

  • João Paulo
    2 anos ago

    Parabéns pelo post! Informações úteis e muito importantes em caso de ocorrência de sinistros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!