Quais são os principais equipamentos usados contra incêndio?

Diante das leis rigorosas de combate a incêndio, as empresas devem estar preparadas com equipamentos adequados para o uso, conforme as necessidades apresentadas. Afinal, é importante que os equipamentos ajudem a controlar as chamas para evitar danos materiais e, principalmente, proteger vidas. Por isso, confira agora os principais equipamentos usados contra incêndio. 

Vamos apresentar a seguir os equipamentos mais presentes nos projetos de prevenção e combate a incêndio. Mas é necessário lembrar que eles estarão no checklist de itens conforme a necessidade e a finalidade da edificação. 

Nem todos os empreendimentos precisam de porta corta-fogo ou sprinklers, por exemplo. Sendo assim, uma visita técnica ao local se faz necessária. Mas se você é empresário e está pesquisando sobre os principais equipamentos usados contra incêndio, este artigo vai lhe ajudar a ter uma boa base. 

 

Extintores de incêndio 

 

Quando falamos em equipamentos usados contra incêndio logo vêm à mente os extintores. Isso porque eles estão em nossos carros, escolas, prédios comerciais e indústrias. Existem variados tipos: do pó químico ao gás carbônico. Além disso, eles devem estar a pelo menos cinco metros da porta de entrada do estabelecimento. Há ainda outras regras que devem ser observadas no momento da instalação para que o seu projeto seja aprovado pelo Corpo de Bombeiros. 

 

Mangueiras de incêndio 

 

As mangueiras de incêndio permitem um melhor desempenho dos bombeiros após a sua chegada ao estabelecimento. Por isso, elas devem estar sempre em dia. É necessário que elas atendam às normas ABNT NBR 11861 e 12779. 

Entre as demais exigências estão um ensaio hidrostático a cada 12 meses. De modo geral, o responsável pelo prédio deve estar sempre verificando as condições de vinco, esguicho e o local onde ela está armazenada. 

 

Sprinkler ou chuveiro automático 

 

Os sprinklers ou chuveiros automáticos fixados no teto são acionados automaticamente diante da detecção de um incêndio. Isso porque em seu interior há um material que se expande diante do aquecimento da temperatura externa. Assim, ele aciona o chuveiro e ajuda a combater o princípio de incêndio. 

O equipamento é indicado pelos bombeiros para o combate de focos de incêndio, ou seja, onde muitas vezes o bombeiro não consegue chegar, lá estará o sprinkler em ação. 

 

Porta corta-fogo 

 

A porta corta-fogo também é um dos equipamentos usados contra incêndio e serve para isolar saídas de emergência e, literalmente, cortar o fogo, resistindo por até 120 minutos. O material deve seguir todas as normas técnicas, como as da ABNT NBR 11742. Além disso, devem conter barras antipânico que atendam à ABNT NBR 11785. 

 

Sinalização de emergência 

 

A sinalização de emergência é indicada em casos de incêndio e pânico. As informações devem promover uma evacuação segura da edificação. Dessa maneira, é muito importante que o projeto de prevenção tenha uma sinalização adequada, pensando em como prevenir um incêndio, indicando os locais de risco, e também mostrando as saídas de emergência. 

 

Conclusão

 

Há ainda outros itens que devem ser observados. Porém, o mais importante quando se fala em equipamentos usados contra incêndio é contratar uma empresa especializada para projetar, executar e acompanhar todo o processo a fim de que o estabelecimento tenha o aval do Corpo de Bombeiros. 

Sendo assim, fale com a equipe da i9 Consultoria. Entre em contato pelo nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!