Porta corta-fogo: tipos, materiais e utilização frequente

Manter ambientes com grande circulação de pessoas seguro é a preocupação de muitos administradores. Shoppings, condomínios, lojas, hipermercados e outros empreendimentos devem ter sua segurança reforçada, principalmente quando se trata de incêndios. A porta corta-fogo é essencial para garantir a tranquilidade de quem frequenta estes lugares, por isso, hoje falaremos mais sobre elas.

O que é porta corta-fogo?

 

Com certeza você já deve ter se deparado com uma porta corta-fogo por aí. Elas estão presentes em diversos ambientes com grande movimentação de pessoas, no entanto, não costumam chamar atenção. O que não quer dizer que não sejam de extrema importância para garantir a segurança dos frequentadores do local.

A porta corta-fogo é um equipamento de segurança essencial. Mas infelizmente só valorizamos sua importância quando não a encontramos.

Vale ressaltar que este item de segurança não é facultativo. O prédio ou espaço só recebe o alvará de funcionamento quando tem estas portas instaladas. O Corpo de Bombeiros faz uma vistoria para atestar a funcionalidade das portas, e só então libera o espaço.

 

Tipos de porta corta-fogo

 

Existem 3 tipos mais comuns de porta corta-fogo. São eles:

Simples: é o tipo de porta corta-fogo mais popular, costuma ter entre 80 cm e 120 cm de largura e deve ser instalada em escadas de prédios, tanto comerciais quanto residenciais.

Dupla: é uma porta maior, tem entre 120 cm e 220 cm de largura. É mais comum em locais com maior fluxo de pessoas, como shoppings, casas noturnas, teatros etc.

Vidro: com relação à eficiência, performa igual aos modelos anteriores, sendo um diferencial apenas na estética. Porém, estas portas devem seguir as recomendações dos órgãos responsáveis e ter acabamento em aço inox.

As portas corta-fogos são produzidas em aço galvanizado, por isso apresentam grande resistência ao fogo. Estas portas têm seu interior revestido por um poderoso isolante térmico e não há problemas caso estas portas recebam como acabamento a pintura, por exemplo.

 

Manutenção e instalação de portas corta-fogos

 

Visto a importância destas portas se manterem em perfeito estado, manutenções devem ser realizadas periodicamente.

 

LEIA TAMBÉM: O que é AVCB e como obter?

 

As portas corta-fogos costumam ser utilizadas diariamente e não somente em casos de acidentes. Por isso, sua fechadura, dobradiças e molas devem receber atenção com frequência para que, em caso de incêndio, possam ser usadas normalmente sem empecilhos.

O sistema de fechamento das portas é a parte mais delicada e que merece mais atenção, portanto, tenha uma equipe que garanta o bom funcionamento do equipamento.

No quesito instalação é preciso que este trabalho seja realizado por profissionais qualificados para o trabalho. Diversos aspectos devem ser observados antes e durante a instalação destas portas. Além disso, os materiais utilizados nos batentes e soleiras não podem ser inflamáveis.

No mais, as portas e as folgas na instalação devem seguir as normas de segurança estabelecidas pela NBR 11742.

Vale lembrar que é preciso cuidado na hora de adquirir uma porta corta-fogo e na hora de contratar uma empresa que faça este trabalho. A menor falha pode causar danos irreparáveis ao patrimônio e, principalmente, à vida de quem circula por estes espaços.

Para garantir qualidade e segurança ao seu empreendimento, conheça a i9 Consultoria. Trabalhamos com prevenção de incêndios, elaboração de projetos e laudos, atendemos dentro e fora do estado de São Paulo.

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!