Qual a importância da barra antipânico?
Hoje vamos falar sobre um detalhe que pode passar despercebido no dia a dia, mas que é fundamental. É a importância da barra antipânico nas empresas e nos locais com grande concentração de pessoas, como shoppings e boates.
Como já falamos aqui, existem muitos itens de segurança exigidos nos projetos técnicos de prevenção e combate a incêndios. Eles são cobrados pelos órgãos fiscalizadores conforme a complexidade do uso da edificação.
Entre eles temos extintores, mangueiras, portas corta-fogo e muito mais. Um deles, portanto, é a barra antipânico. Conheça agora as suas características.
O que é barra antipânico?
Bom, como o próprio nome diz, a barra antipânico é uma medida de segurança para evitar barreiras na hora de evacuar uma edificação, principalmente por conta de um incêndio.
Em síntese, ela é um dispositivo de segurança instalado em portas de saída de emergência e rotas de fuga.
A sua principal característica é ser aberta de dentro para fora com uma simples pressão. Desse modo, não existe o risco de as pessoas ficarem confinadas num ambiente com fumaça ou fogo.
Embora ninguém queira ter que usá-la um dia, é fundamental mantê-la em locais com aglomeração pública, já que ela pode fazer a diferença durante uma ocorrência.
O que é a ABNT NBR 11785?
Como já falamos aqui no blog, há uma série de Normas Brasileiras (NBRs) de segurança contra incêndio.
Uma delas é a ABNT NBR 11785, que regula a fabricação, instalação e uso das barras antipânico nas portas.
SAIBA MAIS
Porta corta-fogo: tipos, materiais e utilização frequente
Portanto, ela determina os requisitos mínimos para a fabricação, instalação e manutenção desses dispositivos.
Lembrando que a NBR estabelece que ela pode ser instalada em portas de madeira, metálicas, com divisórias ou de vidro. O que mais importa é que ela seja aberta de dentro para fora para impedir que as pessoas fiquem presas diante de uma situação de perigo e possam ir ao local indicado pela Brigada de Incêndio ou diretamente para a rua.
Quem deve instalar a barra antipânico?
O uso obrigatório da barra antipânico vai depender das normas do Corpo de Bombeiros de cada estado, mas em geral, ela precisa ser instalada em portas de locais com concentração de pessoas.
No estado de São Paulo, por exemplo, a Instrução Técnica n.º 11 do Corpo de Bombeiros determina que o dispositivo esteja presente em:
- portas das saídas de emergência das salas;
- rotas de fuga;
- portas de comunicação com os acessos às escadas e descargas;
- locais de reunião de público com capacidade de lotação acima de 100 pessoas.
Conclusão
Como você viu, a importância da barra antipânico faz parte de um conjunto de ações e medidas para prevenir e controlar incêndios em estabelecimentos comerciais e com concentração de pessoas.
Se você tem um empreendimento que se encaixa nesta situação, converse com a equipe da i9 Consultoria em AVCB para saber como proceder para ter o seu projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e, assim, trabalhar com tranquilidade.