Por que você deve regularizar evento no Corpo de Bombeiros?
Regularizar evento temporário no Corpo de Bombeiros é o passo inicial para você oferecer um divertimento seguro ao seu público. Por isso, saiba neste post o passo a passo para obter a permissão do Corpo de Bombeiros e não ter problemas com falta de segurança.
Portanto, se você deixar de procurar o licenciamento para o seu evento, estará correndo riscos e deverá assumi-los, principalmente se ocorrer um sinistro. Então, vamos às explicações. Anote tudo e ofereça um evento seguro a todos.
O que é evento temporário e quais são os exemplos?
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, evento temporário é toda atividade desenvolvida em caráter temporário dentro de edificações permanentes ou de instalações provisórias.
Os principais exemplos de eventos temporários são:
- Circos;
- Feiras agropecuárias;
- Feiras de exposições;
- Parques de diversão;
- Rodeios;
- Shows artísticos.
Passo 1 para regularizar evento no Corpo de Bombeiros
Vamos agora às dicas de como regularizar evento nos bombeiros. Em São Paulo, por exemplo, você pode utilizar o portal Via Fácil. Podem haver alterações em outros estados. Por isso, sempre é bom pesquisar com antecedência.
Via Fácil
O Via Fácil é o sistema informatizado do Corpo de Bombeiros. Você deve solicitar a regularização do seu evento neste sistema. Além disso, pode acompanhar o status da análise e a vistoria, além da emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Primeiramente, o responsável técnico pelo evento deve submeter o Projeto Técnico de Corpo de Bombeiros pelo Via Fácil.
Lembre-se: o projeto deve ser protocolizado com 7 dias de antecedência do evento para análise. Mas o que enviar pelo sistema Via Fácil?
- Plantas;
- Memoriais descritivos;
- Memoriais de cálculo de população e anotações ou registros de responsabilidade técnica (ART/RRT).
Então, após a aprovação do projeto, será solicitada a vistoria no local.
Passo 2 para regularizar evento no Corpo de Bombeiros
Após o primeiro passo descrito acima, o responsável pelo evento deve solicitar a vistoria. A solicitação deve ser feita 2 dias antes do início do evento.
Assim, todas as medidas de segurança constantes do projeto já devem estar implantadas para que a vistoria seja bem-sucedida e você possa executar seu evento tranquilamente.
Assim, todos os uploads dos documentos necessários devem ter sido anexados ao sistema Via Fácil, bem como todos os equipamentos de segurança já estarem disponíveis no local.
Lembrando que as edificações permanentes, como salões de festas, já devem possuir o licenciamento válido do Corpo de Bombeiros quando da realização de eventos temporários.
Entre as medidas que devem ter sido implantadas para a conquista da liberação dos bombeiros nesta fase estão:
- Lotação do evento conforme a delimitação de áreas, como pista e camarote;
- Forma de controle de acesso, como catracas;
- Pontos de iluminação de emergência;
- Rotas de fuga;
- Atendimento aos critérios de uso de central de gases, de instalações elétricas e de motogerador;
- Apresentação do dimensionamento e atestado de treinamento de brigadistas de incêndio.
Conclusão
E, então, as informações sobre como regularizar evento foram úteis para você?
Agora, aproveite para conhecer melhor a i9, a empresa especialista em projetos de prevenção de incêndio para obtenção do AVCB. Fale conosco.