Qual é o prazo de validade do AVCB?

O prazo de validade do AVCB é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Afinal de contas, muita gente pensa que é só realizar a vistoria uma vez e está tudo resolvido. Mas não é isso o que acontece. Acompanhe este artigo até o final e fique por dentro da renovação do AVCB. 

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o laudo dos bombeiros é fundamental para garantir que a edificação está com toda a estrutura necessária para prevenir e controlar incêndios. 

Mas, além disso, o prazo de validade do AVCB em dia mostra que a sua empresa preza pela regularidade e organização, o que gera uma percepção positiva perante seu cliente. 

 

Prazo de validade do AVCB varia de 1 a 5 anos 

 

Primeiramente, vamos lembrar que o AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Ele é uma exigência em estabelecimentos comerciais em geral, condomínios residenciais e espaços com concentração de pessoas, como igrejas. 

O AVCB é válido por 1 a 5 anos, dependendo dos fatores de risco do local e da quantidade de pessoas que circulam pelo local. 

Para saber exatamente o prazo de validade do documento do seu estabelecimento, é importante consultar uma empresa especializada, como a i9 Consultoria. 

Em se tratando de espaço de evento, no qual a lotação máxima seja de 250 pessoas, o prazo de validade do AVCB é de 1 a 3 anos, considerando ainda o tipo de ocupação. Já para edificações que estão desocupadas, o documento é válido por até um ano.  

Portanto, como você pode ver, o prazo de validade do AVCB é bastante variável. Mas com uma consulta mais detalhada, é possível identificar qual é o seu prazo. 

 

O que acontece quando não se renova o AVCB? 

 

Quem não estiver com o AVCB em dia poderá ser advertido e/ou multado. O valor da multa é salgado: pode chegar a R$ 265 mil conforme o Decreto Estadual 63.911/2018. 

Afinal de contas, a falta de renovação é tão grave quanto a não existência do documento no empreendimento. Se um incêndio ocorrer nesta situação, o responsável pelo local poderá ser acusado civil e criminalmente. Outro problema é que, se o imóvel possuir seguro, a seguradora pode se recusar a ressarcir o sinistro. 

 

Como realizar a renovação do AVCB? 

 

Para realizar a renovação do AVCB é muito simples. Você providencia o Projeto Técnico de Proteção contra Incêndio. Em seguida, instala os equipamentos necessários ou simplesmente realiza a manutenção dos itens já existentes. 

Logo após, você acompanha o processo para renovação. O Corpo de Bombeiros irá realizar a vistoria e, se tudo estiver ok, você recebe o AVCB com a validade já inscrita no documento. 

 

Conclusão 

 

Como você viu neste artigo, o prazo de validade do AVCB varia de 1 a 5 anos, conforme os riscos e as características da edificação. 

Mas o mais importante é obedecer ao prazo de renovação para não correr o risco de ser multado. 

Nesse sentido, a i9 Consultoria é uma empresa especializada em obtenção e renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros. 

Você pode se prevenir e blindar a sua edificação com a ajuda da equipe da i9. Saiba mais entrando em nossas redes sociais e falando conosco.

2 Responses to “Qual é o prazo de validade do AVCB?

  • priscilla de souza de lima
    2 anos ago

    oi bom dia! AVCB vencido 12/03/2022 teve alguma prorrogação de prazo?? grata!! e podem informar valores para prestação de serviços ? 1198251-4252

    • Bom dia Priscilla. Os valores dos serviços variam de caso pra caso. Você pode solicitar uma proposta através do e-mail: contato@i9consultoria.net ou falar conosco no whatsapp 15 99164-3601. Quanto a prorrogação das vigências das licenças, elas iniciaram em março de 2020, no início da pandemia, porém encerraram em setembro de 2021. De lá pra cá, não houveram mais prorrogações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!