Iluminação de emergência: tudo o que você precisa saber
A iluminação de emergência é obrigatória em diversos estabelecimentos, mas você sabe o que é e para que ela serve? Ela consiste em um sistema básico de segurança e acionamento automático, que tem como objetivo mostrar aos moradores e frequentadores do local qual é a saída em casos de emergência, como incêndios, por exemplo. Estas luzes têm a função de guiar as pessoas até a saída mais segura enquanto iluminam o local.
Em casos de incêndio, é comum que haja falha na energia elétrica, mas com o uso da iluminação de emergência é possível encontrar a saída com mais facilidade.
Essa iluminação deve ser tanto vertical quanto horizontal, a fim de evitar acidentes durante a passagem das pessoas pelo local. Ainda é função destas luzes auxiliar no resgate de possíveis feridos e na verificação de total abandono do ambiente.
É importante lembrar que estas luzes não têm apenas a função de clarear o espaço de forma banal, mas sim elas devem mostrar o caminho para a evacuação.
A iluminação de emergência mostra toda sua importância, por isso é um item exigido por lei e existem regras a serem cumpridas na hora de sua instalação. Não é qualquer luz que pode ser utilizada como iluminação de emergência, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define quais são aqueles ideais para esta finalidade.
Quais são os tipos de iluminação de emergência?
Há pequenas disparidades entre os tipos de iluminação de emergência, mas o que elas devem ter em comum é o fato de distribuir a luz pelo ambiente e facilitar a saída das pessoas.
Existem diversos modelos disponíveis no mercado. A escolha deve ser feita levando em consideração o tamanho do local onde serão instaladas as lâmpadas. A ABNT NBR 10898 determina o uso de dois principais modelos de iluminação de emergência: a de iluminação e a de sinalização.
Clareamento: pode ser usada em lugares de circulação horizontal e vertical. Devem deixar o chão iluminado e auxiliar a saída para o exterior do ambiente.
Sinalização: este tipo de iluminação, como o nome já diz, deve sinalizar a saída e a direção a ser seguida em casos de emergência.
Ambos os tipos de iluminação de emergência podem conter luzes fluorescentes ou de LED. Entretanto, muitos empreendimentos optam pelas lâmpadas de LED por conta de seu custo-benefício e durabilidade.
Como instalar a iluminação de emergência?
É preciso que seja feito um projeto do local, desta forma, calculando quantas lâmpadas serão necessárias de acordo com o espaço, além de decidir o tipo de iluminação que deve ser instalada.
SAIBA MAIS: Como regularizar um imóvel no Corpo de Bombeiros
Para evitar erros e dores de cabeça, o ideal é que o projeto seja feito por um profissional. Já a instalação pode ser feita por profissionais ou por pessoas leigas, desde que as lâmpadas sejam instaladas da maneira correta.
Não se esqueça de fazer as manutenções periódicas e avaliações do sistema de iluminação de emergência sempre em dia. Nunca se sabe quando um incidente pode ocorrer e o melhor é estar preparado.
Para casos de dúvidas em relação à instalação da iluminação de emergência ou qual tipo é o mais adequado para o seu empreendimento, conheça a i9 Consultoria.
Somos uma empresa especializada em elaboração de projetos e laudos para garantir a segurança física e patrimonial de nossos clientes.
Para tirar dúvidas ou saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site.