Condomínio seguro: veja dicas de prevenção de incêndios

 

Falta de atenção, pequenos descuidos e descaso com a manutenção são algumas das causas de incêndios. Além de grandes danos materiais, os incêndios podem ser altamente prejudiciais à vida, visto que podem acarretar grandes tragédias. Para evitar acidentes e problemas graves, manter o condomínio seguro é fundamental, seja de casas ou apartamentos.

Por ser um local com grande circulação de pessoas, tanto moradores quanto trabalhadores e visitantes, os condomínios precisam de atenção total no quesito prevenção de incêndios. Planejamento, conscientização de moradores, rotas de fuga e equipamentos de segurança são parte das medidas para deixar o condomínio seguro.

 

Mas como prevenir incêndios?

 

Veja agora algumas dicas para prevenir incêndios e aumentar a segurança do condomínio.

Conscientização: quando todos os moradores, trabalhadores e até mesmo os visitantes conhecem o que podem ou não fazer para manter o ambiente mais seguro, é mais fácil conter os acidentes.

Palestras sobre o assunto e avisos espalhados pelo condomínio podem ser muito úteis. Se atentar às panelas no fogão, velas, ferros de passar e instalações são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração.

Cuidado com o gás: em algumas cidades é proibido manter o botijão dentro de casa. Por essa razão, procure deixá-los em local arejado e com boa ventilação.

Além disso, sempre que possível, feche as válvulas do botijão, principalmente quando for permanecer por mais tempo fora de casa. Isso pode ser fundamental para evitar incêndios e deixar o condomínio seguro para todos.

Cuidado com as crianças: crianças, ainda mais as menores, não têm noção do perigo que uma simples brincadeira pode representar. Por isso, mantenha fósforos, isqueiros, velas e produtos inflamáveis fora do alcance dos pequenos.

Equipamentos de segurança: mesmo com toda a prevenção, acidentes podem ocorrer. Desta forma, é essencial para um condomínio seguro contar com equipamentos de segurança.

 

LEIA TAMBÉM: Qual a diferença entre AVCB e CLCB?

 

Extintores, detectores de fumaça e temperatura, sinalização e hidrantes são alguns dos objetos mais úteis nessa hora. Não se esqueça de verificar periodicamente o funcionamento e a validade destes itens.

Tenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros: o AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros e através dele é comprovado que o local está dentro das normas de segurança.

Estabelecimentos comerciais, fábricas, lojas e condomínios devem solicitar este documento junto ao Corpo de Bombeiros e aumentar a segurança do local.

 

Como requisitar o AVCB?

 

Existem algumas regras para conseguir este laudo, e estas variam de acordo com o estado onde o condomínio está localizado. De modo geral, é preciso que um profissional habilitado elabore um Projeto Técnico ou Projeto Técnico Simplificado e faça o pedido junto ao órgão.

Após estas etapas, o Corpo de Bombeiros faz uma vistoria no local a fim de verificar equipamentos de segurança, saídas de emergência e sinalização. Com tudo dentro das exigências, o AVCB é concedido.

Em alguns estados, como em São Paulo, também é necessário que haja pessoas treinadas em combate às chamas e primeiros-socorros.

Para tornar seu condomínio seguro e não expor as pessoas ao risco, conte com a i9 Consultoria.

Atuamos no mercado de prevenção a incêndios em condomínios e segurança desde 2016 e elaboramos projetos, laudos e realizamos vistorias a fim de garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores do local.

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!