5 dicas essenciais para prevenção de incêndio em eventos indoor

eventos indoor

Eventos indoor devem receber uma atenção especial no quesito segurança contra incêndio. Eles são considerados eventos temporários realizados em recintos cobertos. Para saber 5 maneiras de deixar os eventos mais seguros, com planejamento prévio, organização e todas as precauções, confira este conteúdo. 

Muitos organizadores de eventos indoor têm um checklist imenso do que preparar para a data tão esperada. Afinal, são muitas coisas envolvidas, como aluguel de estandes, praça de alimentação, palco, transmissão, divulgação, mão de obra temporária e muito mais. 

Com isso, acabam não dando a devida importância para a licença do Corpo de Bombeiros. Entretanto, se não houver a devida vistoria e a liberação, o evento simplesmente não acontece. Livre-se deste risco! Confira as dicas essenciais para prevenir incêndio num evento indoor. 

 

1. Defina a lotação do evento 

 

Quantas pessoas são esperadas? O local comporta essa quantidade? Quantos ingressos estão sendo vendidos? 

É importante definir a lotação. Pense, por exemplo, na delimitação das áreas, como pista, camarote, estandes, entre outros. Nesse sentido, deve-se pensar na distância máxima a ser percorrida pelas pessoas e ainda o dimensionamento das saídas de emergência. 

 

2. Determine a forma de controle de acesso 

 

O evento indoor que você está organizando vai cobrar ingressos? Terá entrada franca? Essas questões são importantes, pois a superlotação pode causar graves riscos, principalmente se houver necessidade de evacuação do espaço. 

Nesse sentido, é importante definir como será o controle, se haverá catracas ou outros meios. 

 

3. Defina locais específicos 

 

Qual local será destinado ao público? E qual será direcionado ao estacionamento ou à praça de alimentação? Por questão de segurança, é fundamental definir esses detalhes para evitar que haja tumultos numa eventual evacuação. 

4. Determine sinalização e iluminação de emergência 

 

É fundamental que os locais estratégicos estejam com iluminação de emergência. Isso possibilita a saída segura das pessoas que estão participando do evento. Também é necessário implantar a sinalização de emergência para identificar a localização dos equipamentos de combate a incêndio, como extintores. 

 

5. Ter a autorização dos bombeiros 

 

Quantas vezes você já viu no noticiário que um determinado evento indoor pegou fogo e não tinha a autorização dos bombeiros? Infelizmente, isso pode acontecer. Por essa razão, para se dirimir da culpa e das possíveis punições, aja preventivamente e obtenha a licença para a realização do evento. 

 

Quais outros detalhes são indispensáveis para eventos indoor?

 

O Corpo de Bombeiros observa todos os detalhes de eventos indoor. Por esse motivo, é fundamental cumprir as normas de segurança, como as dicas acima, e ainda prestar atenção em outros elementos. 

Um deles é a central de gases combustíveis, instalações elétricas e motogeradores. É necessário apresentar o dimensionamento de todos eles. 

Outro ponto fundamental: a Brigada de Incêndio. O local deve contar com brigadistas treinados. Um bombeiro civil também deve estar disponível durante o evento. As pessoas participantes do evento indoor precisam ser orientadas numa eventual evacuação. É papel dos brigadistas orientá-las. 

 

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Passos importantes 

 

Portanto, eventos temporários, sejam indoor ou a céu aberto, precisam do aval dos bombeiros. O Projeto Técnico, elaborado por um responsável técnico, deve ser encaminhado ao Corpo de Bombeiros através do site Via Fácil com, no mínimo, 7 dias de antecedência do evento. 

Entre os documentos imprescindíveis estão as plantas, os memoriais descritivos, os memoriais de cálculo de população e, para finalizar, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico. 

Com o Projeto Técnico aprovado, é hora de solicitar a vistoria técnica no local do evento indoor. O pedido deve ser feito, pelo Via Fácil, com pelo menos 2 dias de antecedência do acontecimento. 

Com tudo em ordem, você poderá realizar o seu evento com mais tranquilidade. 

 

Conclusão 

 

Você viu neste artigo que a organização, o planejamento e a execução das normas de prevenção de incêndio são essenciais na realização de eventos indoor seguros. As dicas também são válidas para eventos a céu aberto. 

Se você estiver precisando de uma assessoria especializada para obter o aceite dos bombeiros para o seu evento, conte com a i9. Entre em contato conosco para saber mais.

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